Sempre digo que praticamente tudo produzido no Brasil é mais caro e de qualidade inferior ao que existe fora daqui. Em se tratando de produções estratais, a coisa fica ainda pior. Nesse caso estou me referindo às inúteis e dispendiosas campanhas de trânsito.
Não sei no restante do país o que está acontecendo em relação a isso, mas aqui em Curitiba, nosso prefeito e mais novo amiguinho da corja petista, Gustavo Fruet, certamente muito bem assessorado por seus novos asseclas, decidiu resolver o problema da violência no trânsito da capital paranaense de uma vez por todas. Colocou no ar uma campanha de educação no trânsito que certamente será muito efetiva.
Como toda campanha que se preze, há, além das questões óbvias do trânsito, uma personagem que dá a "cara" da tal campanha. Algo como um mascote, a presença constante que dá à campanha sua identidade própria.
Para quem ainda não conhece, apresento a campanha "Trânsito Moderno", estrelada pela "Vó Gertrudes".
Antes de prosseguir, assistam a um dos materiais produzidos aqui.
Que tal? Patético, certo? Tal campanha já estaria totalmente defasada e fora de moda nos anos 50. Hoje é uma piada grotesca que vai custar ao contribuinte alguns milhões. O problema dos anúncios, de uma meneira geral, nem são os anúncios em si, mas sim quem aprova sua veiculação. A prefeitura ecomendou o material para sua agência de publicidade que o produziu. Se o resultado foi essa porcaria que se vê acima, tudo bem. O problema maior é que alguém achou ótimo, ao ponto de ter sido aprovado e ido para o ar. Será que o prefeito assistiu ao material antes de deixar veicular? Ou foi irresponsável e confiou em sua equipe e autorizou sem nem ter dado uma olhada? Em qualquer dos casos, ele fez besteira.
Em relação ao material em si, não tem muito o que falar. Ele é auto-explicativo. Cheio de clichês ridículos e sem apelo nenhum a quem deve atingir e conscientizar. Uma velha intrometida e antipática, em um fusca, dando lições de moral? Para com isso. Você acha que alguém, qualquer um, que tem o costume de beber e dirigir vai pensar duas vezes antes de fazer isso, por conta da Vó Gertrudes? Nesse vídeo fica claro que o alvo são os jovens que saem à noite, bebem e, mesmo assim, dirigem.
Agora, outro material da campanha que está em veiculação.
Pior ainda. Não sei o que é pior. A total falta de apelo ou o humor tão forçado que chega a dar pena. Percebam ainda que o idoso é retratado de uma maneira lamentável. Chato, implicante e dono da razão. O estereótipo é levado ao limite do rídiculo. É muito ruim. Pior que os programas produzidos pela RPC.
Vejam aqui como os EUA abordaram um problema crescente em suas ruas: o hábito de escrever no smartphone e dirigir ao mesmo tempo. Quem teve interesse e assistiu ao vídeo acima percebe que a abordagem faz muito mais sentido do que a velhinha dando saltos mortais no meio da rua. A mensagem clara é entregue justamente ao público-alvo. Lá não tentaram usar como garoto-propaganda de trânsito moderno a Grandma Ruth. Sem estereótipos e direto ao ponto. Nada de ficar "intimando" o motorista que parou um pouco (não deveria ter parado nada, é claro!) em cima da faixa.
Para quem ainda quiser rir um pouco, se irritar ou ficar com a famosa vergonha alheia, existe uma página do Facebook com mais dicas da Vó Gertrudes. O endereço é: dicasvogertrudes.com.br.
Acesse por sua conta e risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário