Certamente você já ouviu a expressão "carro de jogador de futebol", certo? No início dos anos 90, quando as importações de automóveis foram permitidas, depois de longos anos, houve uma enxurrada de marcas de carros importados que, de olho no potencial de crescimento do mercado brasileiro, na época dominado por "carroças", entendiam que o brasileiro compraria qualquer porcaria só porque era importado. No começo até foi assim, mas depois o pessoal ficou um pouco mais esperto e parou de levar para casa automóveis do naipe de Lada ou Daihatsu. Das marcas que por aqui chegaram, várias já foram embora. Outras, foram e voltaram e algumas outras vieram para ficar. Dentre todas essas marcas que desembarcaram por aqui, algumas tinham alguns modelos que caíram no gosto dos "boleiros" e, por isso, foram chamados de "carro de jogador de futebol".
O melhor exemplo de carro de jogador de futebol da época, sem dúvida é o Mitsubishi Eclipse (vermelho de preferência), do início dos 90.
Mitsibishi Eclipse |
Que tal?
Sempre achei esse carro, mesmo na época, de um mau gosto ímpar. Mas, fazia muito sucesso com os já referidos jogadores de futebol e outros jecas no geral.
Outro ícone dos jogadores foi o Audi A3. Esse foi utilizado entre o final dos 90 até o meio dos anos 2000. Certamente menos chamativo e, provavelmente, com mais qualidade que o Eclipse.
Audi A3 |
Hoje em dia, a variedade de modelos é maior, os carros estão mais sofisticados e os boleiros com mais dinheiro, tendo assim várias opções a escolher. Não que isso faça muita diferença, pois é claramente perceptível que os modelos preferidos dos caras são ou SUVs ou esportivos.
Vejamos alguns exemplos, primeiro dos jogadores que atuam na Europa e depois dos brasileiros, para que possamos traçar um paralelo entre eles.
EUROPEUS:
Lionel Messi (Barcelona): Maserati Granturismo
Maserati Granturismo |
David Luiz (Chelsea): Audi Q7
Audi Q7 |
Iniesta (Barcelona): BMW X5
BMW X5 |
David Beckham (PSG): Porsche 911 Carrera S
Porsche 911 |
BRASILEIROS:
Neymar (Santos): Audi R8
Audi R8 |
Ronaldinho (Atlético - MG): Porsche Cayenne
Porsche Cayenne |
Fred (Fluminense): BMW X6
BMW X6 |
Jorge Henrique (Corinthians): Chevrolet Camaro
Chevrolet Camaro |
Notaram um padrão semelhante? Ficou óbvio que o distingue o jogador europeu do brasileiro é apenas o local onde vive e a língua que fala.
Observando o exposto acima podemos tirar 2 conclusões importantes:
1ª) Jogador de futebol brasileiro não costuma ter sobrenome;
2ª) Camaro, além de ser carro de cantor caipira também é carro de jogador de futebol.
Bah, é isso aí.
ResponderExcluir