segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A Cavalgada

O rock certamente desperta paixões. Paixões e, em certos casos, histeria. Isso é incontestável desde que ele surgiu. Podemos verificar reações mais exaltadas desde Elvis, passando pelos Beatles, até os dias de hoje, com vários embusteiros que se apresentam por aí como roqueiros.

Dentre os vários gêneros e sub-gêneros do rock, um dos que mais desperta essas paixões, se não for o que mais desperta, é o heavy metal. Seus fãs, em grande parte, são também torcedores das bandas. Pode observar. E, dentre as várias bandas de heavy metal, existe uma que é quase uma unanimidade:

O Iron Maiden. 

Seus fãs são extremamente dedicados. Acho que só perdem para os fãs do Grateful Dead. 

Mas não estou aqui hoje para falar da banda em si ou de seus fãs. Nem mesmo da qualidade de seus músicos, que é indiscutível. O que me levou ao post de hoje foi uma constatação que fiz outro dia, quando ouvia, porém, uma música do Led Zeppelin. 

Já chego lá.

Citei o Iron Maiden justamente por conta de um fator bem característico que encontramos em algumas de suas músicas: a "cavalgada".

Na minha opinião, a tal cavalgada é mais que simplesmente uma técnica de baixo empregada por Steve Harris, tanto é que todo o conjunto acompanha. Com certeza a linha de baixo tem o papel principal, sendo o que sustenta e cadencia a cavalgada, mas de qualquer maneira todo o conjunto toca em função dela, a completando. É uma característica bem interessante. 

Lendo alguns fórums de discussão, vários fãs sustentam que tal levada é característica da banda e nunca ouviram nenhuma outra executando algo parecido. Um ou outro participante dos fórums ainda tentam citar timidamente um ou outro exemplo de bandas que usam (ou já usaram alguma vez) a cavalgada, mas sem muita confiança. Algo como: "... acho que tem uma música do Slayer que também tem..." e assim por diante.

Antes de continuar, vamos dar alguns exemplos da tal cavalgada paras quem não conhece:

1 - A mais famosa é, sem dúvidas, a da música The Trooper, do disco Piece of Mind;

2 - Em Wrathchild, do disco Killers e ainda com o vocalista Paul Di'Anno, eles já ensaiavam a cavalgada;

3 - A mais interessante, para mim, por conta de sua cadência é Rime of the Ancient Mariner, do disco Powerslave. Ouça com atenção.

Como disse alguns parágrafos acima, outro dia, ouvindo uma das minhas músicas favoritas do Led Zeppelin, Achiles Last Stand, achei uma grande semelhança, em certos momentos, com a cadência mais lenta da cavalgada de Rime of the Ancient Mariner. Ouça aqui e comprove. Nesse caso, é também o baixo que dá a cadência.

Como essa música é do disco Presence, de 1976, mais antiga que as do Iron Maiden, cujo 1º disco é de 1980, mostra que, pelo menos uma outra banda já utilizou essa técnica.

Outro exemplo, do próprio Led Zeppelin, é Immigrant Song, do Led Zepplein III, de 1970.

Minha intenção aqui é apenas mostrar que um recurso ou técnica interessante pode ser usado por mais de um artista, sem que seja taxado de plagiador ou coisa parecida. Ás vezes o que é característica de um, por outro pode ser utilizado sem maiores pretensões. Fazer comparações ou dar crédito a esse ou aquele por ter feito algo antes também nunca foi meu objetivo.

Ouça as músicas acima me diga se falei besteira ou faz sentido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário