segunda-feira, 5 de agosto de 2013

UFC 163 - Aldo vs. Korean Zombie

Voltanto com os resultados de algumas lutas do UFC 163. Sexta-feira passada dei alguns prognósticos e, acertei 3 de 4. Uma evolução, sem dúvida. O UFC 163 foi um evento muito bom e movimentado, com ótimas lutas e alguns resultados surpreendentes. Vou me ater apenas às 4 lutas que antecipei o resultado na sexta 02/08.

Amanda Nunes X Sheila Gaff. Apostei na vitória da brasileira por nocaute técnico e acertei em cheio. Amanda não tomou conhecimento da alemã Gaff que, antes da luta havia falado algumas asneiras, partindo com tudo para dentro dela. Encurtou a distância rapidamente e logo aplicou uma queda, aproveitando-se da deficiência que a alemã tem na luta de chão. Como Amanda Nunes tem um chão bem afiado não foi difícil estabilizar a posição e trabalhar bem o ground and pound com socos e cotoveladas. A partir daí foi só esperar a interrupção do árbitro determinando o final do combate por nocaute técnico ainda no 1º round. Grande estréia dessa ótima lutadora brasileira que já garante seu lugar na história do evento como a 1ª brasileira ganhar uma luta no UFC.

Amanda Nunes aplica queda em Sheila Gaff


Minha 2ª aposta foi feita na 1ª luta do card principal, entre o paranaense John Lineker e José Maria, o No Chance (Sem Chance). Cravei na vitória de Lineker por nocaute e acertei. Após um 1º round bem interessante, onde Lineker chegou a ser acertado inesperadamente por Sem Chance e quase se complicou, esse voltou com tudo para a 2ª etapa e não deu chance para Sem Chance. Partiu para cima e acertou um ótimo golpe na linha de cintura que fez com que Sem Chence despencasse. Lineker não perdeu tempo e partiu para cima do adversário caído, aplicando vários golpes até a interrupção do árbitro. Grande vitória desse lutador que bate muito pesado e pode ter um futuro promissor na categoria dos penas.

John Lineker trabalha com ground and pound em Sem Chance


Na 2ª luta mais importante da noite, entre o brasileiro Lyoto Machida e o americano Phil Davis, apostei na vitória do brasileiro por pontos. Errei. Deu o americano por pontos. Esse pode ser considerado um resultado controverso e polêmico, mas também pode ser aceitável, da maneira como o combate transcorreu. Normalmente as lutas do Lyoto não são muito emocionantes e essa não foi diferente. Apostando em seu estilo característico de usar os contra-golpes, Lyoto não teve boa jornada dessa vez. Não que Davis levasse algum perigo. Muito pelo contrário. Em momento algum Lyoto foi seriamente ameaçado. O que acontece é que Lyoto também não foi muito efetivo, o que lhe custou caro. Foi derrubado 2 vezes no combate. Cada uma delas no final de cada um dos primeiros rounds. E isso lhe custou a vitória. No UFC, uma queda aplicada pelo lutador tem tanto peso como um knockdown. E Lyoto, apesar do domínio do ring, não levou seu oponente ao solo de maneira alguma. Pagou caro. Phil Davis, jogando com as regras embaixo do braço, fez o mínimo para vencer. E conseguiu, mesmo sem acertar um golpe sequer em Lyoto. Muita gente ficou com raiva do que ocorreu, mas Lyoto assumiu o risco que é deixar a decisão nas mãos dos jurados. Porém, ele não pode reclamar, pois usou do mesmo expediente em seu combate contra Dan Henderson e só saiu vencedor pois aplicou uma queda em Henderson ainda no 1º round. Situações muito parecidas. O que não dá para aturar são comentários de várias pessoas que começaram a assistir o UFC pela Globo e agora ficam fazendo análises totalmente descabidas. Tem gente que está falando que Lyoto entregou a luta. Agora é assim: se o brasileiro ganha é gênio, mas se perde entregou a rapadura e tudo não passa de uma grande marmelada. Lamentável.

Lyoto Machida se esquiva de chute de Phil Davis


Meu último palpite era, claro, para o confronto entre José Aldo, o campeão dos penas e Chang Sung Jung, o Zumbi Coreano. Apostei na vitória do brasileiro por nocaute. Acertei. Disse que não via como o Zumbi Coreano pudesse vencer. Apesar de ter sido uma luta um pouco mais apertada, José Aldo não passou nenhum grande sufoco e também não correu maiores riscos. Dominou totalmente nos 2 primeiros rounds e foi pressionado por alguns momentos no 3º. No 4º round, aplicou uma sequência de chutes altos que abriram caminho para sua vitória através do ground and pound. Mesmo tendo vencido, ficou uma coisa estranha no ar, como se José Aldo não tivesse lutado 100%. Descobrimos o porquê logo após o término do combate, quando veio a informação de que logo no 1º chute desferido contra o coreano, José Aldo acertou seu joelho, o que o contundiu seriamente. Faz todo o sentido, pois seus potentes chutes baixos são uma arma muito eficiente e ele não estava usando. Agora se sabe o motivo. Segundo o próprio José Aldo, com essa lesão em seu pé, ele não conseguia se equilibrar direito e muito menos chutar, mas mesmo assim, desferiu chutes altos em sequência para abrir seu caminho para a vitória em cima do coreano que havia deslocado seu ombro um pouco antes a já dava sinais de que não dava mais para ele. Grande vitória de José Aldo em sua 5ª defesa de título, mostrando que na categoria não tem para ninguém. Agora, parece que ele terá a chance de tentar lutar entres os leves, uma categoria acima. Vamos ver o que ocorre na sequência.

José Aldo chuta o ombro "detonado" do Zumbi Coreano


Volto com o assunto UFC/MMA na semana do dia 17, onde teremos outro grande combate entre Shogun e Sonnen. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário