sexta-feira, 3 de maio de 2013

Curitiba Gastronomia - Tierra Del Fuego



Hoje trato do restaurante Tierra Del Fuego, churrascaria com legítima carne argentina.

A casa, aberta em 04/2011 é de propriedade de Pedro Montefusco, argentino de Córdoba que vive no Brasil há 25 anos. Segundo ele, faltava em Curitiba uma casa de carnes tipicamente argentina. 

Ele está coberto de razão. Lembro que na 1ª vez que fui lá perguntei para Montefusco se a carne dele era argentina mesmo. Ele foi até seu estoque e me trouxe uma peça inteira de chorizo com todos os selos de exportação argentinos. Mas nem precisava disso, é só provar o 1º pedaço de carne para perceber que não é de origem brasileira. A boa notícia é que, agora podemos apreciar o verdadeiro churrasco argentino em Curitiba em 2 endereços, no Bacacheri e Batel.

AMBIENTE: Aqui precisamos fazer uma separação bem clara dos dois restaurantes , pois embora a qualidade da carne seja a mesma, os ambientes são totalmente diferentes. O restaurante que foi inaugurado primeiro, o do Bacacheri, é mais simples, porém tem um estilo mais característico e aconchegante. É muito bom, porém sem luxos e extravagâncias. A decoração está totalmente de acordo com a proposta do restaurante. É churrasqueira aberta e voltada ao salão dando uma sensação de integração total dos clientes com a casa, além de ser possível acompanhar o andamento do pedido. Como curiosidade, na última sexta-feira de cada mês ocorre a noite do tango, com a apresentação de um casal de dançarinos apresentando a famosa dança argentina. Já na unidade Batel, a coisa é totalmente diferente. É um pouco mais sofisticado, mas sem ser esnobe ou cafona. Aqui, você não sente a mesma atmosfera do outro, pois não se vê a churrasqueira e o clima. Na minha opinião é mais distante e menos vibrante. Poderia ser um restaurante de qualquer outra especialidade. Prefiro o do Bacacheri, sem dúvida.

ATENDIMENTO: Muito bom. Dentro dos padrões esperados. Os garçons entendem do assunto, explicam e sugerem dentro das expectativas de cada cliente.

COMIDA: O serviço aqui é a la carte e não sistema de rodízio, o que só colabora para a qualidade superior do que é servido. Logo de cara nos é trazido um couvert simples. Melhor não abusar para não estragar o principal. Existem várias boas opções de entrada. As mais indicadas são as Empanadas (espécie de pastel de carne que é assado e não frito), a Provoleta (uma larga fatia de queijo provolone grelhado na churrasqueira) e a linguiça picante, que vem em generosa porção de 300g. Prepare-se para o principal: a magnífica carne argentina. Sem dúvida a carne argentina é muito superior à brasileira. A melhor pedida é a especialidade dos argentinos, o Bife de Chorizo, que é o nosso contra filé, mas, evidentemente, não há nenhuma comparação com o corte nacional. O próprio corte argentino, embora semelhante ao nosso, tem algumas peculiariedades que colaboram para a excelência de sua carne. Outra opção excelente e um pouco mais em conta, é a Pulpa Naga, que é o miolo da alcatra. Simplesmente sensacional. Antes de prosseguir, um conselho para aqueles que só comem carne bem passada: prestem muita atenção ao corte que vão pedir. Os cortes tradicionais, como o chorizo, mesmo em sua porção reduzida, o Mini Bife, são bem altos e, portanto, não adianta reclamar quando pedir bem passado e ele vier bem vermelho por dentro. Devido a altura da carne e a altíssima temperatura em que o churrasco é assado, é impossível que se passe bem um corte espesso. O ideal é escolher um corte que tenha uma menor espessura naturalmente, como a Costeleta Redonda (T-bone) ou a Tapa de Cuadril (picanha). Se você prefere bem passado, mas não abre mão do chorizo, solicite então que se faça sua carne "aberta". Todas as carnes vem acompanhadas de arroz, farofa e molho chimichurri. Existem outras opções de acompanhamentos igualmente muito boas, como a maionese, o aipim (mandioca) frito e a Papa na Brasa (batata assada com manteiga e parmesão ralado). Existem também algumas opções de massa e salada, mas quem perderia tempo com elas, certo? Dentre as sobremesas o destaque vai para a panqueca de doce de leite flambada com sorvete de creme.

PREÇO: Justíssimo. Com certeza vale cada centavo. O preço cobrado, inclusive, não é superior a qualquer restaurante de bom nível que sirva carne a la carte em Curitiba. A diferença é que, por exemplo, o prato de chorizo é servido com 500g de carne, coisa que os outros nem chegam perto. Você deve gastar entre R$ 55,00 e R$ 70,00 por pessoa de acordo com o corte pedido e os acompanhamentos. Se for beber álcool, a conta vai subir.

Classificação final:

Ambiente:       * * * *   
Atendimento:  * * * *   
Comida:          * * * * * 
Preço:             * * * * * 

Entenda a classificação:

Ótimo      =  * * * * * 
Bom         =  * * * *
Regular    =  * * *     
Ruim       =  * *       
Horrível   =  *           

Conclusão: A melhor carne da cidade. Vá sem medo e sempre que puder.

Obs. Analisei como um mero consumidor e não como crítico profissional ou especialista gastronômico, pois não é meu caso. Maiores detalhes aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário