quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dave Brubeck R.I.P.


Dave Brubeck


Acabo de ver que morreu hoje um dos maiores nomes do Jazz. Dave Brubeck.

Brubeck era pianista e compositor e morreu devido a uma parada cardíaca. Ele completaria 92 anos amanhã 06/12/12.

Dave Brubeck é uma das primeiras referencias que tenho em Jazz. Quando eu era mais novo, na minha adolescência, quis começar a gostar de Jazz, mas não tinha muito dinheiro, e na época, quase 20 anos atrás, não havia a internet - na verdade ela estava chegando timidamente - muito menos possibilidade de se fazer downloads. Tinha que comprar os discos e pronto. Acontece que não tinha nem ideia de por onde começar.

Me lembro que meu pai tinha uma coletânea com grandes nomes do Jazz e que nesse disco haviam 2 músicas (Blue Rondo a La Turk e Take Five) de Dave Brubeck. Ali começou meu interesse pelo Jazz. O disco tinha nomes de peso como Miles Davis, mas quem captou minha atenção na época foi mesmo Dave Brubeck.

Tempos depois descobri que essas 2 músicas eram de um disco chamado Time Out, que é a obra-prima de Brubeck. O disco conta ainda com a presença do saxofonista e compositor Paul Desmond, outro grande nome do Jazz.

Fica aqui esse breve registro para quem se interessar em conhecer essas duas joias do disco mais famoso de um grande mestre.







Nenhum comentário:

Postar um comentário