sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Réveillon 2013



28 de dezembro de 2012. Daqui há apenas 3 dias... Réveillon 2013. 

O que isso te lembra? Quais são os planos para passar a virada de ano da grande maioria das pessoas? 

Qual o destino mais óbvio e ordinário possível para essas pessoas?

Adivinhou! Isso mesmo. Praia. Será que ninguém tem um pingo de criatividade nessa hora? 

Te dou uma chance para adivinhar o que vou fazer nesse final de ano.

Isso mesmo. Também vou para praia. Genial, hein?!

Com esse fato me torno instantaneamente um personagem do meu post sobre aquele tipinho que só vai para a praia nessas épocas.

Diante disso fico pensando aqui com meus botões... mas afinal as pessoas vão para a praia por quê? Comemorar o que? Vão comemorar um ano desgraçado que acaba ou comemorar outro ano desgraçado que está começando? 

Consigo ver nitidamente a expressão de “agora te peguei seu mané” estampada na sua cara. É óbvio que agora você vai me perguntar o porquê de eu estar indo para a praia já que é uma dessas frias pré-anunciadas que já sabemos de antemão.

Resposta: como bom marido pau-mandado que sou, fui delicadamente coagido a desfrutar dos “prazeres inimagináveis” e “infraestrutura exemplar” do “belíssimo” litoral paranaense.

Respondida a questão anterior, volto ao questionamento mais elementar: por que as pessoas fariam uma coisa dessas de livre e espontânea vontade, sem coação como a que sofri?

Na verdade não sei. 

Evidentemente existem praias belíssimas ao longo do litoral brasileiro (menos no litoral paranaense, onde todas as praias são feias), isso por si só já poderia ser usado perfeitamente como justificativa para ato tão insano. Mas, na realidade nunca conheci alguém que me dissesse algo como “vou acompanhar a chegada do ano novo em praia tal porque ela é muito bonita”. 

E as tradições idiotas e totalmente sem sentido que sempre aparecem nessa época?! Vestir branco, comer X uvas, comer lentilha para atrair dinheiro, comer porco porque esse fuça e anda para frente e não comer frango, pois esse cisca para trás. Quanta bobagem. Já notou que a maioria dessas crendices estão ligadas à comilança?! De certo não dá para comer carne vermelha porque a vaca ou o boi é um bicho muito lento. Se isso tivesse alguma lógica seria o caso então de só se comer peixes, já que esses nadam para frente e são bem rápidos. 

Além dessas tem outras tipicamente praianas, como pular X ondas.

De onde as pessoas tiram essas ideias?! Será que alguém em sã consciência leva isso a sério?! 

Outra coisa muito comum e igualmente inútil são as famosíssimas resoluções de ano-novo. Essas, a disparada maioria das pessoas também faz e, assim como todo ano, jura que vai conseguir cumprir, pelo menos uma das resoluções. Acredito que a maior parte das tais resoluções seja em relação a parar de fumar, parar de beber, perder peso e começar a fazer alguma atividade física.

O problema é que a pessoa nem bem terminou de elencar suas preciosas resoluções e já tem que sentar, pois a ceia está sendo servida ou então está na hora do brinde, sempre, é claro, regado à bebida alcoólica a qual ele jurou que não iria mais beber. Quando o cara está na praia e faz as resoluções, essas duram menos ainda, pois ele certamente vai comer um monte, beber idem, e, se fuma, não será ali, na beira da praia que vai parar.

E outra coisa... que diabos é Réveillon? Por que chama assim? Que tal usar e expressão Final de Ano ou Virada de Ano em português mesmo?! Se alguém souber o porquê me conta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário