segunda-feira, 3 de junho de 2013

Evil Dead - A Morte do Demônio

Já era para ter escrito a respeito desse filme, mas por vários motivos não pude. Faz alguns dias que assisti a Evil Dead - A Morte do Demônio (2013) e posso assegurar que é horrendo.

Antes de falar de Evil Dead (2013) em si, vou fazer um rápido histórico para situar quem ainda não conhece a "obra" que deu origem a esse filme e explicar o porquê dele estar (ter sido) tão comentado.

Existe um filme de 1981 chamado The Evil Dead, que no Brasil (como sempre) foi traduzido de maneira absurda e, curiosamente recebeu duas traduções diferentes em momentos distintos. Primeiramente foi lançado em VHS com o título A Morte do Demônio. Depois, foi lançado nos cinemas como Uma Noite Alucinante - Parte 1 - Onde Tudo Começou. Acontece que em 1987, o diretor Sam Raimi lançou Evil Dead 2, que aqui recebeu o título de Uma Noite Alucinante e, nos cinemas, foi chamado Uma Noite Alucinante - Mortos ao Amanhecer. O problema é que aqui no Brasil, Evil Dead 2 foi lançado nos cinema antes do 1º, criando essa enorme confusão com os títulos.

The Evil Dead - o 1º - já é, no entanto, uma refilmagem de um curta que Raimi havia feito com seu amigo de infância Bruce Campbel (que estrela os filmes da série, The Evil Dead, Evil Dead 2 e Army of Darkness), chamado Within the Woods. Na verdade, Within the Woods e os 2 primeiros Evil Dead tem praticamente mesma estória. Em The Evil Dead (1981), um grupo de 5 jovens vai até uma cabana nas montanhas para passar um final de semana agradável entre amigos, até que descobrem um livro misterioso, que mais tarde descobririam ser o Livro dos Mortos. Daí para frente, um terrível demônio é acordado e passa a aterrorizar os jovens, os possuindo um a um, com o objetivo de destruir a todos. Nesse filme, o herói é Ash vivido por Bruce Campbel, que, apesar de ser totalmente canastrão conseguiu criar um herói carismático e alguém por quem torcer no filme.

O 2º filme, é uma refilmagem do 1º, com um enredo levemente diferente, só que com mais humor, caindo no gênero "terrir".

O filme de 2013 não é nem uma continuação e também não é uma sequência, apesar de vários elementos que fazer referência ao 1º filme, como o carro abandonado de Ash que é mostrado logo no início.

O enredo é basicamente o mesmo. Cinco jovens amigos vão à uma cabana na floresta. Aqui, porém, seu objetivo é mais nobre, pois o intuito do grupo é ajudar sua amiga Mia a se livrar das drogas, mas acabam achando o livro maldito e libertam o demônio antigo que começa a possuí-los um a um. 

As semelhanças entre os filmes acabam aqui. O original e suas sequências foram dirigidos por Sam Raimi, que depois ficaria conhecido por dirigir a série Homem-Aranha. Assistindo à The Evil Dead de 1981, percebe-se claramente que Raimi não tinha dinheiro e nem recursos para realizá-lo adequadamente. O filme é trash puro. As atuações dos protagonistas são péssimas e os efeitos grotescos. O resultado é o mais tosco possível. O filme tem também várias cenas engraçadas e ridículas. Aparentemente o humor só viria mesmo em Evil Dead 2, mas aqui também pode-se dar muitas risadas. Apesar das falhas, o filme virou cult e hoje é considerado por muitos como um clássico do terror, sendo defendido por alguns exagerados como "o maior filme de terror de todos os tempos". Besteira. O filme, porém, tem personalidade, alma e um protagonista carismático, coisa que seu remake de 2013 não tem.

O único mérito de Evil Dead 2013 é ser (muito) mais bem feito que o antigo. Mas isso também não quer dizer nada, já que hoje em dia os recursos são muito mais abundantes e acessíveis e os produtores (Sam Raimi e Bruce Campbel entre eles), tiveram um orçamento muito maior para apresentar um resultado muito pior. Apesar de um fundo moral em sua missão, os protagonistas são chatos e sem graça. Não há nenhum Ash ali. Quem trabalha melhor é a atriz Jane Levy, que interpreta a drogada Mia, que é possuida em primeiro lugar e quem vai "contaminar" os outros. Como o filme é chato e sem humor, o diretor estreante e escolhido a dedo por Raimi, Fede Alvarez, tenta compensar com violência explícita, gore e muito sangue jorrando. Bobo, sem originalidade e nem um pouco assustador. Algumas cenas podem até ser consideradas como chocantes, ou perto disso, mas também não salvam o filme que é incapaz de meter medo, ao contrário de seu antecessor homônimo, que é mais assustador e tenso. Aqui tudo é muito forçado e artificial. 

Ao final, ainda somos "brindados" com uma reviravolta totalmente sem sentido e desnecessária, que não vou nem comentar para não estragar a surpresa de quem quiser assistir. Por falar em assistir, agora só em DVD, pois sua exibição nos cinemas foi de 1 ou 2 semanas aqui em Curitiba. É justificado, já que o filme é uma bomba. Toda expectativa em torno dele se deveu justamente ao filme original. Havia muita especulação se Evil Dead 2013 conseguiria superar o de 1981. Para mim superou em ruindade, e só. Quando escrevi, no 1º parágrafo que havia assistido a um filme horroroso, me referia à qualidade do mesmo e não a seu poder de apavorar e causar pânico, já que esse simplesmente não existe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário