segunda-feira, 29 de julho de 2013

UFC on Fox 8 - Johnson X Moraga

Bem, como falei outro dia, às vezes um card despretencioso ou até mesmo fraco pode surpreender. E às vezes ele apenas confirma que era mesmo fraco. Foi o que ocorreu nesse sábado no UFC on Fox 8. Das 12 lutas programadas, apenas 4 se salvaram do tédio total.

Em relação aos meus palpites, acertei 50% com boa vontade, pois, apesar de Demetrious Johnson ter vencido, afirmei que seria por decisão. Quase. No final do 5º e último round, ele conseguiu aplicar um arm-lock em John Moraga e assim definir o combate. Meu outro palpite errei feio. Apostei na vitória da brasileira e quem venceu foi a americana.

A primeira luta interessante do evento foi a 6ª, entre Melvin Guillard e Mac Danzig. Guillard se impôs logo no início do combate. O 1º round foi mais de estudos por parte dos lutadores, mas mesmo assim, Guillard tomou a frente e dominou totalmente, achando a distância correta e controlando a luta. Na volta para o 2º round, Guillard voltou mais focado e agressivo, partindo para cima de Mac Danzig. Na metade do round, Guillard acerta ótimo golpe em Danzig que não resiste e despenca. Guillard não deu chance para o azar e partiu para cima de Danzig, o golpeando violentamente no ground and pound. Importante vitória de Guillard que se recupera após alguns resultados negativos.

Guillard enfia a mão na cara de Danzig

A 9ª luta da noite e 1ª do card principal, teve a estréia de Jessica Andrade, a bate-estaca, no UFC. Jessica foi a primeira brasileira a entrar no octógono. Sua adversária era a experiente e franca-favorita Liz Carmouche, que havia perdido a 1ª luta feminina da história do UFC para a atual campeã dos galos, Ronda Rousey. Apesar do nervosismo Jessica fez um bom 1º round. No começo Jessica teve alguma dificuldade com Carmouche e chegou a ser derrubada duas vezes, mas se recuperou, conseguiu aplicar uma ótima queda em sua adversária encaixando na sequência uma guilhotina que por pouco não finalizou a americana. Na volta para o 2º round, faltou um pouco de malandragem para a brasileira, que logo partiu para o confronto com Carmouche, sendo novamente derrubada. Dessa vez Carmouche conseguiu a passagem de guarda e durante praticamente todo o assalto castigou a brasileira com socos e cotoveladas. Dessa maneira não restou outra opção ao árbitro que não interromper o combate e decretar a vitória por nocaute técnico de Liz Carmouche. Jesssica Andrade é boa lutadora e provou que pode lutar de igual para igual com uma lutadora maior e mais forte como Liz Carmouche. Falta a ela um pouco de tranquilidade e saber dosar mais seu jogo, não partindo com tanto ímpeto para cima da adversária. Seu jogo de chão, quando em posição de dimínio é muito perigoso. Entendo que ela pode ter um bom caminho pela frente. Mas vai precisar aprimorar a estratégia e o jogo em pé.

Liz Carmouche castiga Jessica Andrade no chão

Na sequência veio o combate entre Robbie Lawler e Bobby Voelker. Lawler vinha de grande vitória sobre Josh Kosheck e Voelker, que havia sido chamado há apenas 15 dias para cobrir outro lutador lesionado, vinha de derrota. E, deu a lógica. O lutador em ascensão e mais treinado triunfou. Robbie Lawler aplicou um nocaute espetacular em Voelker logo no iníco do 2º round, após dominat totalmente seu oponente no 1º. Quando começou o 2º round, Lawler não perdeu tempo e acertou uma canelada certeira na cebeça de Voelker que despencou. Ainda deu tempo de aplicar mais um soco violentíssimo em Voelker antes que o árbitro interrompesse o combate. Vitória fulminante de Lawler que já é alguém a se prestar atenção na categoria dos meio-médios.

Lawler aplica o chute que abriu caminho para vitória contra Voelker

A luta mais aguardada do card era a a penúltima e não a disputa do título dos moscas. O combate entre Rory Macdonald e Jake Ellenberger tinha tudo para ser a luta da noite, mas foi a decepção da noite. Sem maiores comentários. Em um combate chato e burocrático, vitória de MacDonald por pontos.

O 12º e último combate da noite foi entre o campeão dos moscas Demetrious Johnson e o desafiante John Moraga. Sem suepresas. Vitória fácil de Johnson e manutenção do cinturão. Moraga falou um monte antes da luta e não mostrou absolutamente nada, sendo dominado totalmente durante todo o combate. Uma característica dessa categoria é a falta de nocautes, já que os lutadores são muito leves e não tem muito "punch". Mas, o que falta em força sobra em movimentação e agilidade e, no caso de Johnson, técnica. É umm excelente lutador e não é campeão por acaso. Apesar de ter achado que ele levaria a luta por pontos, me enganei positivamente, vendo seu oponente desistir verbalmente após a aplicação de um arm-lock.

Demetrious Johnson prepara o arm-lock que garantiu sua vitória

Grande vitória de Johnson que agora tem um problema de não haver desafiantes para ele na categoria. Uma opção, segundo ele mesmo seria uma luta casada contra o campeão dos galos (Dominick Cruz ou Renan Barão - interino). Outra opção, quem sabe, seria ele mesmo subir de categoria e lutar nos galos. Certamente teria rivais mais difíceis.

Próximo sábado tem mais, com disputa de título envolvendo brasileiro e outros combates que prometem. No decorrer da semana volto para fazer alguns prognósticos.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário