Há uns 20 dias atrás ganhei
do meu sogro que é colecionador, entusiasta e apaixonado por carros antigos um
livro cujo título é esse que vai aí em cima “Carros Grandes, Grandes Carros”,
escrito por Geraldo Fedrizzi.
Só para situar quem não entende
ou não se interessa pelo assunto. Todos os anos acontece o Encontro Sul
Brasileiro de Veículos Antigos. Esse evento é realizado alternadamente entre os
estados da Região Sul. Esse ano ocorreu em terras gaúchas, na cidade de Caxias
do Sul entre os dias 15 e 18 de novembro.
Pois bem, meu sogro como bom
entusiasta participa, sempre que possível, desse e outros eventos (como Águas
de Lindóia) de automóveis antigos. E sempre me presenteia com algo relacionado ao
tema, pois sabe que também sou apreciador de modelos clássicos.
Nesse ano de 2012, ganhei esse
livro sensacional, com direito a dedicatória do autor, que nos leva ao
maravilhoso mundo dos automóveis clássicos americanos. O mais interessante é
que não é um mero livro de fotos como existem dezenas iguais, mas sim um
documento que conta a história propriamente dita, dos homens que construíram a
glória da indústria automobilística americana. Suas criações são retratadas em detalhes,
desde os mais conhecidos Ford e Chevrolet até marcas desconhecidas do grande público
brasileiro, como os exclusivíssimos Auburn, Cord e o antológico Duesenberg.
Auburn Speedster 1935 |
Cord mod. 812 1937 |
Duesenberg J. Whittel Coupe 1936 |
Embora muito bem escrito e
ricamente ilustrado, não é meu objetivo aqui fazer uma resenha ou propaganda do
livro em si, mas vou aproveitá-lo para falar de alguns dos meus modelos
favoritos dos clássicos americanos.
Certamente a época mais grandiosa
e com os carros mais fantásticos foram os anos 50. Acredito que seja também
a época preferida da maioria dos colecionadores.
Impossível listar todos os carros
da época. Vou listar 2 de meus favoritos da época, e não, o Cadillac 59 não é um
deles.
Para mim o Cadillac mais lindo de
todos é o 56, sem dúvida. Gosto muito da grade e para-choques dianteiros. Ele também
não é exagerado como os posteriores 59 e 60.
Cadillac Eldorado 1956 |
Outro favorito, também da GM,
é o Chevrolet 56. Sei que a maioria dos entusiastas prefere o 57. É o mais
clássico, claro, mas prefiro toda vida o 56. A foto do modelo abaixo é o mesmo
(tirando a cor) de um modelo pertencente a meu sogro: Chevrolet 1956 Bel Air 4
portas com coluna e motor V8.
Chevrolet Bel Air 1956 |
Os anos 60 foram prodigiosos em
tudo na América, filmes, músicas, e é claro, carros. Muito difícil selecionar
poucos modelos para ilustrar, mas escolhi modelos com caráter esportivo. Nos
meios são denominados Muscle Cars e Pony Cars. Nesse caso 1 Pony e 2 Muscle,
sendo 1 Ford e 2 Mopars, mais especificamente, Mustang Fastback 67, Dodge
Charger 68 e Dodge Challenger 70.
O Mustang dispensa apresentações.
Meu modelo preferido é o Fastback 67.
Ford Mustang Fastback 1967 |
Vão me chamar de maluco ao listar
2 Mopars, mas não teve jeito. Pensei, pensei e escolhi meus Muscle Cars
favoritos de todos os tempos. Ambos protagonistas de filmes famosos, inclusive.
O Charger em Bullit e o Challenger em Vanishing Point.
Perceba como o Charger americano
é bem diferente do brasileiro.
Dodge Charger R/T 1968 |
O Challenger nem chegou perto de
ser feito por aqui, e dividia a plataforma, carroceria e mecânica com outro
Muscle Car da Chrysler, seu primo Plymouth Barracuda.
Dodge Challenger TransAm 1970 |
Fiz esse post bem específico, mas
entendo que tem muita gente por aí que gosta de carros antigos. Para esses,
tentem dar uma olhada nesse livro fantástico. Para quem não conhece ou não se
interessa, quem sabe pode mudar de ideia.
Lembrem-se o importante é
preservar a memória.
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