sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Guia Básico de Cinema Capítulo VII

Dando sequência ao Guia de Cinema depois de tanto tempo, abordo hoje 5 filmes muito legais de assistir e também um pouco mais recentes do que os filmes de costume.

São eles:

Pulp Fiction - Tempo de Violência - Pulp Fiction (Quentin Tarantino 1994)

O 2º longa do genial Tarantino causou o maior impacto quando foi lançado, por conta de sua violência explícita, diálogos inteligentes e diversas situações ocorrendo paralelamente que acabam se cruzando no decorrer do filme. Em Cães de Aluguel, Tarantino já havia impressionado todo mundo, aqui ele mostrou a que veio.

Outro mérito do filme foi ter ressucitado para o cinema o então decadente e esquecido John Travolta, que faz o papel do criminoso Vincent Vega. Seu desempenho foi fantástico e ao lado de Samuel L. Jackson, que interpreta Julius Winnfield, protagoniza algumas das melhores sequências do longa.

Se alguém ainda não assitiu, Pulp Fiction narra as vidas de vários personagens que acabam se cruzando em situações insólitas.

Outro aspecto interessante é que as ações principais do filme sempre acontecem com os personagens em duplas. É assim com Vincent Vega (Travolta) e Julius Winnfield (L. Jackson), Vincent Vega e Mia Wallace (Uma Thurman), esposa do gangster e patrão de Vega, Marsellus Wallace. Assim também entre o boxeador Butch (Bruce Willis) e Marsellus Wallace (Ving Rhames), dentre outras.

Genial.


Trainspotting - Sem Limites -  Trainspotting (Danny Bolyle 1996)

Esse filme se passa em Edimburgo na Escócia e tem como pano de fundo a cena clubber no Reino Unido no final dos anos 80, retratando a vida de 4 amigos sem perspectivas que acabam mergulhando no submundo para manter seu vício em heroína. Com o desenrolar da estória, essa amizade vai se deteriorando e fica claro que ela não se sustentará até o fim.

Ótimas e inusitadas cenas e diálogos bem feitos marcam bem esse polêmico filme que foi duramente criticado em países como Inglaterra e Estados Unidos, por ser considerado um promovedor do uso de drogas, o que não é verdade.

Apesar do tema pesado e de ser classificado como drama, é um filme muito interessante, original e bastante divertido. 

Foi também um dos primeiros filmes de sucesso dos atores Ewan McGregor e Robert Carlyle.


Um Drink no Inferno - From Dusk Till Dawn (Robert Rodriguez 1996)

Esse foi apenas o 4º filme de Robert Rodriguez, que é amigo de Quentin Tarantino que escreveu o roteiro e atuou em Um Drink no Inferno. Além disso, Rodriguez é um diretor muito inovador e criativo. Ficou famoso logo com seu primeiro filme, o podrasso El Mariachi, que foi rodado com apenas U$ 7.000,00 e no final de semana de estréia nos EUA faturou mais de R$ 300.000,00.

Um Drink no Inferno nos conta a estória da dupla de marginais formada por Seth Gecko (George Clooney) e seu irmão desequilibrado Richard Gecko (Quentin Tarantino) que, fugindo para o México sequestram um pastor (Harvey Keitel) e seus filhos, entre eles Kate (Juliette Lewis).

No caminho para o México eles param em um estranho bar de motoqueiros, onde Seth deve encontrar com seu parceiro Carlos ao amanhecer.

Como todo filme produzido pela dupla Rodriguez e Tarantino esse é extremamente divertido, com diálogos fantásticos e cenas memoráveis. Destaque para a cena em que Salma Hayek dança enrolada em uma cobra.


O Grande Lebowski - The Big Lebowski (Joel Coen 1998)

Estrelado pelos geniais Jeff Bridges e John Goodman, o Gende Lebowski conta a estória de Jeffrey Lebowski, o "Dude" (Bridges), jogador de boliche, white trash maconheiro e fracassado que acaba sendo confundido com um homônimo rico (Big Lebowski) que tem a esposa sequestrada por um grupo niilista. 

Big Lebowski pede a ajuda de Dude para intermediar o pagamento do resgate. Para isso, Dude conta com a ajuda de seu amigo e companheiro de boliche Walter Sobchak (Goodman), veterano do Vietnã e militarista.

Vamos falar a verdade. Os filmes dos irmãos Coen sempre são sensacionais. A gente nunca sabe o que os caras vão fazer no próximo, podendo ser um filme totalmente debochado como esse ou então um thriller nervoso como Onde os Fracos Não Tem Vez. 

Gosto muito de O Grande Lebowski, é um filme divertidíssimo e que corre o tempo todo. Os diálogos também são muito bons. A trama de fundo é um crime, mas o filme, como é comum aos caras, é forrado de humor negro o tempo todo.


Snatch - Porcos e Diamentes - Snatch (Guy Ritchie 2000)

Verdade seja dita: esse é um dos, senão o filme mais legal e divertido que alguém pode assistir. O diretor Guy Ritchie, que foi marido da Madonna, só havia realizado um longa antes de Snatch, o sensacional Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes em 1998. 

Todos os filmes do diretor que exploram o submundo são geniais, mas na minha opinião, esse é o melhor trabalho dele. 

O filme conta com um elenco muito bom também, participando Benicio Del Toro, Dennis Farina, Jason Statham e Brad Pitt.

A história gira em torno de um diamante roubado e lutas de boxe clandestinas. Uma coisa muito interessante é que o filme tem um elenco enorme, com inúmeras situações paralelas se desenvolvendo, mas que acabam se afunilando e dando um desfecho genial e imprevisível.

Snatch é sensacional, divertido e corre o tempo todo e se você ainda não viu não perca mais tempo e corra na locadora da esquina hoje mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário