segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UFC SP Belfort vs Bisping


Nesse sábado 19/01/13 aconteceu mais um evento do UFC em terras brasileiras. Dessa vez foi em São Paulo, o que é um fato bastante interessante, pois foi em São Paulo que aconteceu o 1º evento do UFC no Brasil há 14 anos. 

Como era de se esperar, em todas as lutas programadas havia a participação de lutadores brasileiros. Ocorreram 11 combates, mas como de costume, vou abordar apenas os mais interessantes. Nesse caso falarei rapidamente de 6 lutas – 2 do card preliminar e 4 (todas) do card principal –, incluindo a principal da noite entre o brasileiro Victor Belfort e o britânico Michael Bisping.

A 1ª luta da noite foi entre o brasileiro Francisco Trinaldo, o “Massaranduba”, e o americano C.J. Keith, pela categoria dos leves. Foi um bom combate com uma boa exibição de Massaranduba, que dominou no chão o 1º round inteiro e que, já no 2º round , aplicou um belíssimo suplê no americano, abrindo caminho para, novamente no chão, finalizar o combate com um katagatame. 

Massaranduba aplica suplê em Keith


Outro bom combate pelos leves no card preliminar foi entre os brasileiros Edson Barboza e Lucas Martins. Movimentado desde o começo, tudo poderia acontecer, já que eram 2 strikers se enfrentando. Na metade do 1º round, Barboza aplicou um knockdown em Martins, o que possibilitou a finalização com uma sequência de golpes e consequente interrupção por parte do árbitro.

Barboza (esq.) acerta soco em Martins (dir.)


Já no card principal, a primeira luta foi na categoria dos leves entre o brasileiro Tiago Tavares e o russo Khabib Nurmagomedov. Esse russo é um fenômeno, dominando totalmente a categoria em um evento chamado M1, chegando ao UFC com um cartel de 18 vitórias e nenhuma derrota. Nessa luta ele mostrou o porquê. Sem tomar conhecimento do brasileiro, depois de pouco mais de 1 minuto de estudos, o russo partiu para cima de Tavares, acertando um cruzado de direita que levou o brasileiro à lona. Depois o russo o golpeou violentamente no chão até a interrupção do árbitro. 

Nurmagomedov castigando o brasileiro Tiago Tavares


Essa é a categoria que tem como campeão o excelente Ben Henderson. Se o russo conseguir sucesso em mais umas 2 ou 3 lutas, poderá ser o desafiante natural de Henderson. Seria um combate muito interessante e uma pedreira para o campeão.

A 2ª luta do card principal foi entre os pesados Gabriel “Napão” Gonzaga, do Brasil e o americano Ben Rothwell. Napão chegou a ser o desafiante nº 1 dos pesados, mas depois de perder a disputa do cinturão contra Randy Couture, começou a alternar altos e baixos na catagoria. Vindo de vitória em evento anterior ele precisava vencer para tentar voltar ao topo. Nessa luta contra um adversário maior e mais pesado, Napão, depois de um 1º round muito equilibrado, consegue, no 2º round, encaixar boa sequência em Rothwell que acaba se desequilibrando. Napão aproveita a oportunidade para usar seu jiu-jitsu e aplica uma guilhotina indefensável em Rothwell, que acaba desistindo. Ótima luta e ótima vitória de Napão, que ainda precisa melhorar muito o condicionamento físico (deixou a desejar). Se não tivesse conseguido finalizar o americano e a luta se prolongasse por mais um round, certamente ele ficaria totalmente sem “gás”.

Napão aplica guilhotina em Rothwell


A 3ª do card principal era muito aguardada, pois marcaria a estreia de Daniel Sarafian no UFC. Sarafian chegou com muita moral devido ao sucesso que fez no reality show The Ultimate Fighter (TUF), porém, devido a uma contusão não pode realizar a final do TUF em Belo Horizonte, ano passado. Apesar disso, foi escalado para a 2ª luta principal da noite.

Sarafian começou muito bem, mostrando grande mobilidade e dominou o 1º round. No 2º round, ele continuava dominando o americano C.B. Dollway, porém, no final do Rond, Dollway aplica um knockdown inesperado em Sarafian, que acabou literalmente sendo salvo pelo gongo. No 3º roundo, a luta foi para o chão, onde houve grande variedade de posições e domínio do oponente por parte de ambos os lutadores. No final a decisão foi para os juízes que, em decisão dividida deram a vitória para o americano.

Esse Sarafian é bom lutador, bem forte, rápido e muito ágil, mas entrou com excesso de confiança. No decorrer do combate fez algumas firulas e vacilou em alguns momentos, deixando escapar a chance de aplicar sequências de golpes, que poderiam desestabilizar seu oponente, o que poderia abrir caminho para uma vitória. Certamente terá mais chances no UFC, mas precisa levar mais a sério.

Sarafian (esq.) troca golpes com Dollway (dir.)


Ma última luta da noite, o aguardado confronto de Victor Belfort com o britânico falastrão Michael Bisping. Bisping falou muita besteira antes da luta e quando teve que provar tudo que havia dito, falhou pateticamente. 

Victor fez um 1º round morno, estudando Bisping e tentando encontrar a distância correta para aplicar suas rápidas sequências. No final do 1º round, aplicou uma sequência que desestabilizou Bisping. 

Na volta para o 2º round, depois de mais alguns instantes de estudos, Victor surpreendeu a Bisping e a todos que assistiam e o derrubou com um chute alto em sua cabeça. Depois foi só partir para cima e encher Bisping de porrada até o arbitro interromper.

Victor encaixa chute alto em Bisping


Grande vitória de Victor que praticamente nem suou no combate. Ao final da luta, na entrevista ainda dentro do octógono, Victor pediu uma revanche contra Jon Jones, ao contrário do que todos imaginavam que seria outra luta contra Anderson Silva.

Bom evento com boas lutas. 

Próximo sábado tem outro UFC com disputa de cinturão entre o campeão Demetrius Johnson e John Dodson pelos moscas, mas o que realmente interessa para nós brasileiros é a luta entre nosso Glover Teixeira contra Rampage Jackson. Uma pedreira, mas se Glover Teixeira consiguir vencer dará um passo importantíssimo para um futuro desafio ao campeão da categoria dos meio pesados Jon Jones.

Se valer a pena, comento semana que vem.  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário