quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Verdade? Mentira? Coincidência?

Outro dia estava discutindo com alguns parentes sobre um tema um tanto quanto controverso e que desperta pelo menos certa estranheza em qualquer pessoa com um mínimo de sensatez e senso lógico: a captura e morte do terrorista saudita Osama Bin Laden.

Era apenas uma discussão totalmente informal e sem maiores pretensões. Nunca passaria pela minha cabeça comentar aqui sobre o assunto, pois o fato aconteceu faz algum tempo e já é notícia velha. Isso até ontem. 

Ontem (15/02/13) li uma notícia um tanto quanto perturbadora e que tem conexão direta com minha conversa. Li que mais de 20 membros da unidade SEALs que participaram da ação contra Bin Laden morreram. A notícia circulou em vários blogs (link) e no jornal britânico The Guardian.

Se você não leu nem viu nada a respeito, vou dar um breve resumo da matéria.

Segundo o que consta, 21 integrantes da Unidade 6 dos Navy SEALs (mais da metade da equipe envolvida) estão mortos. Desses, 20 morreram em 6 de agosto de 2011 devido a queda de um helicóptero durante um combate no Afeganistão, e 1 deles teria cometido suicídio no dia 22 de dezembro passado, justamente o comandante da operação, Job Price.  

Basicamente é isso.

Agora, algumas considerações devidas:

- A Navy SEALs (que significa Sea Air and Land Teams, ou seja, uma equipe que opera tanto no mar, como no ar e terra) é uma unidade de elite da marinha americana, sendo o principal corpo de operações especiais das forças armadas americanas. É altamente treinada e opera desde a 2ª Guerra Mundial (na época era UDT – Underwater Demolition Teams), operando desde então, nos principais conflitos em que os EUA estiveram envolvidos. 

- O treinamento dos SEALs é extremamente complexo, rigoroso e exigente. A 1ª fase leva 25 semanas e é dividida em 3 etapas. A 1ª é condicionamento básico, onde o candidato a SEAL é testado fisicamente durante 8 semanas, sendo treinado no Alaska, selva tropical e deserto. Depois vem um período de 8 semanas em  mergulho e outro, de 9 semanas em combate terrestre. A segunda fase é um treinamento tático de 4 meses que inclui reconhecimento hidrográfico, comunicações, medicina de campanha, operações aerotransportadas, mergulho de combate, combate terrestre e operações marítimas (navegação oceânica de longo alcance) e submarinas (infiltração/exfiltração).

- Qual a chance de um helicóptero transportando 20 soldados que participaram da operação que capturou Bin Laden seja abatido em combate e todos os 20 morram?

- Devido à formação e as constantes pressões físicas e psicológicas que sofrem durante o treinamento e missões, qual a probabilidade de alguém altamente treinado e experiente como o comandante da operação cometer suicídio?

 - Não foi mencionado, mas os outros 19 integrantes da ação contra Bin Laden eram da CIA e não das forças armadas;

- As circunstâncias que cercam a captura e morte de Osama Bin Laden são um tanto quanto nebulosas.

Sempre achei essa história sobre o caso Bin Laden um tanto quanto fantástica. Não por achar impossível que as forças americanas conseguissem algum dia localizá-lo ou algo do gênero, mas sim pelo como tudo aconteceu.

Foi uma operação altamente secreta, é claro. Até aí, tudo certo. O problema foi o desenrolar da coisa. Os caras capturam o terrorista mais perigoso e procurado do mundo. Inimigo público nº 1 dos EUA, e então simplesmente matam o cara e jogam o corpo no mar para não ofender os muçulmanos?! Sou apenas eu, ou mais alguém aí acha isso um total despropósito?!

Lembram-se do Saddam? Não era mais o inimigo nº 1 e mesmo assim foi caçado, exposto à execração em praça pública e enforcado sem piedade. E o Kadafi? Todo mundo viu o vídeo de seus últimos instantes.

Por que iriam aliviar para o Bin Laden? E quem deu a ordem para executar e depois dispensar o corpo?

Evidentemente que o corpo ou o próprio Bin Laden seriam um troféu de guerra formidável.

Cadê a prova física? Só mostraram uma foto de um barbudo com a cara toda ensanguentada e totalmente irreconhecível.

Outra coisa muito estranha é que essa operação super bem sucedida e sem provas se deu em um momento político importante de pré-campanha eleitoral, onde o Obama não estava nada bem, com sua popularidade caindo mês a mês. 

Que momento mais oportuno, não?! Coincidência?

Agora vem essa notícia da 21ª morte relacionada ao caso. É brincadeira.


Está parecendo o caso Celso Daniel, onde 7 pessoas envolvidas direta ou indiretamente já morreram (5 assassinadas). Detalhes no Reinaldo Azevedo.

Que pensar disso tudo? Os antiamericanos e detratores dos EUA de plantão sempre dizem que os caras são capazes de tudo para defender seus interesses. Parece que sim mesmo. Até na administração do “democrata bonzinho” Obama.

Vamos ficar no aguardo e ver se algum membro da CIA que participou da operação também aparece morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário