segunda-feira, 29 de abril de 2013

UFC 159 - Jones vs Sonnen

Se o UFC da semana passada foi o melhor do ano até aqui e um dos mais movimentados dos últimos tempos, o mesmo não se pode dizer do evento desse sábado 27/04/13. Foi um evento muito mais fraco e chato, com lutas burocráticas e altamente tediosas. Das 12 programadas, ocorreram 11, pois uma delas (na 2ª, um dos lutadores passou mal e precisou ser encaminhado a um hospital) foi cancelada. Das 11 restantes vou comentar apenas 4 (todas no card principal), e isso só porque uma delas teve a presença de um brasileiro senão o evento seria resumido a 3 lutas que valeram a pena. Uma pena, pois era muito aguardado, principalmente pelo apelo da disputa do título dos meio-pesados entre Jon Jones, o campeão, e Chael Sonnen, o falastrão.

A 8ª luta da noite e 1ª do card principal foi entre os americanos Jim Miller e Pat Healy, pelos pesos leves. Healy era um estreante no UFC, vindo do extinto Strikeforce e, apesar do bom retrospecto com ótima sequência de vitórias o favorito era seu oponente, Jim Miller, que é um ótimo lutador. O combate foi muito equilibrado no 1º round, com ambos os lutadores alternando domínio durante os 5 minutos iniciais. Já no 2º round, Healy voltou melhor e mais focado, liderando as ações e dominando totalmente Miller durante o round. No 3º round, repetição do 2º, com Healy aumentando ainda mais sua vantagem sobre Miller, o castigando com o ground and pound. Após trabalhar bem no chão contra seu oponente, Healy consegue espaço e aplica um estrangulamento em Miller que o faz apagar. Grande luta e vitória na estréia desse bom lutador que veio para dar uma sacudida na categoria.

Healy acerta golpe em rosto de Miller

 
A sequência da programação se deu com o combate válido pelos pesos meio-pesados entre o brasileiro Vinny Magalhães e o americano Phil Davis. Magalhães retornava ao UFC depois de 2 passagens anteriores. O brasileiro fez uma péssima apresentação, sendo completamente dominado por Davis do início ao fim do combate. O brasileiro, que é especialista em Jiu-Jitsu, só conseguiu derrubar o americano uma única vez durante todo o combate, e isso foi logo no 1º round. Depois da queda aplicada, Magalhães até tentou finalizar Davis, mas não conseguiu. E foi só. Apesar de maior desenvoltura na luta de solo, Magalhães aceitou a luta em pé contra Davis mas não conseguiu fazer absolutamente nada. Nem sequer assustou seu adversário. Davis, apesar de não ser exímio trocador, fez o suficiente para não correr riscos e ganhar o combate sem sustos, por pontos. O pior foi que, antes do evento, houve muita provocação por parte do brasileiro, o que deixou sua derrota ainda mais feia.

Phil Davis ataca o brasileiro Vinny Magalhães


A 10ª luta da noite foi, sem dúvida a melhor. Mais uma apresentação sensacional do gordinho Roy Nelson e mais uma vitória por nocaute. A vítima da vez foi o francês Cheick Kongo. Logo no início do combate, Nelson preferiu tentar aplicar uma queda em Kongo, porém não conseguiu, pois o francês bem mais alto e muito forte, se defendeu muito bem. Como a coisa não se desenvolveu o árbitro separou os lutadores para o combate recomeçar no centro do octagon. Foi então que Roy Nelson decidiu liquidar a fatura. Com uma "pedrada" de direita na lateral da cabeça, derrubou Kongo. Ainda deu tempo de acertar mais um golpe e sacramentar mais uma vitória. Nelson precisou conectar apenas 2 golpes para acabar com Kongo. Grande luta. Quem não está habituado e vê Roy Nelson pela 1ª vez não dá nada para ele, mas o fato é que o cara é muito forte, tem um queixo de granito e uma marreta na mão direita, nocauteando seus adversários com certa facilidade. Além disso, é uma figuraça, extremamente carismático e muito querido pelos fãs.

Roy Nelson se prepara para "liquidar a fatura" contra Cheick Kongo


No último e mais esperado combate do evento, a disputa do título dos meio-pesados entre Jon Jones e Chael Sonnen. Como era previsto, Jones venceu o combate com sobras, castigando Sonnen duramente no ground and pound. O que ninguém deve ter previsto era o fato de que Sonnen fez o que não era esperado e partiu para cima de Jones, sem medo, chegando a levar certo perigo ao campeão. Nada, evidentemente, que pudesse ameaçar seriamente Jones, já que Sonnen não tem poder de nocaute. Mesmo assim foi algo inédito.

Jones castiga Sonnen com uma cotovelada


Depois da luta ter terminado, ainda na entrevista pós-luta, dentro do octagon, Jon Jones mostrou para o entrevistador Joe Rogan que havia quebrado o dedão do pé e estava sangrando no local. Isso torna tudo ainda mais curioso, pois, se Sonnen tivesse aguentado até o final do 1º round (restavam 40 seg. quando o árbitro interrompeu o combate), teria sido declarado o vencedor e novo campeão  pois Jon Jones estaria impossibilitado de voltar para o 2º round. Obviamente que tal resultado seria totalmente injusto, mas poderia ter acontecido.

Agora, Jon Jones igualou o recorde de defesas de título dos meio-pesados de Tito Ortiz. Andam dizendo que o objetivo de Jon Jones é fazer mais uma luta na categoria, bater o recorde de Ortiz e subir para os pesados. Se isso foi verdade, Jon Jones vai ter que se desdobrar, pois nos pesados a coisa vai ser muito mais complicada para ele, já que os oponentes são muito mais fortes e batem muito mais pesado. Vamos aguardar para ver.

O próximo evento é apenas dia 18/05, o UFC no Combate 2 Belfort vs Rockhold, direto de Jaraguá do Sul em Santa Catarina, com promessa de uma grande luta entre Vitor Belfort e Luke Rockhold, além de vários outros brasileiros que também estão no card.


Nenhum comentário:

Postar um comentário