segunda-feira, 22 de abril de 2013

UFC on Fox 7 Henderson vs Melendez

Grande evento do UFC nesse sábado 20/04/13. Com um recorde de 8 nocautes em 12 lutas, foi, sem dúvida, o melhor evento do ano. Pena que durante a transmissão houve um problema qualquer e as lutas 3 à 6 não foram exibidas. Dentre essas, destaque negativo para o brasileiro Hugo Wolverine que, na 3ª luta da noite, foi nocauteado.

O evento já começou em alta velocidade, com um cobate sensacional na categoria dos médios entre o americano Clifford Starks e o cubano Yoel Romero. Romero estreava no UFC e não se intimidou com esse fato. Partiu para cima de Starks e após apenas 1:32 min de luta aplicou um nocaute sensacional em Starks com uma joelhada voadora que acertou sua cabeça. Grande vitória desse estreante que promete. Vamos ficar de olho nele.

Romero acerta joelhada em Starks


Na 2ª luta da noite, mais um nocaute incrível. Em luta válida pelos leves, entre o nigeriano Anthony Njokuani e o americano Roger Bowling, quem levou a melhor foi Njokuani. Após passar boa parte do round sendo dominado por Bowling, Njokuani consegue, ainda no 1º round, equilibrar as ações. Na volta para o 2º round, Njokuani volta mais concentrado e parte para a trocação com Bowling, acertando neste um belíssimo cruzado de esquerda em seu queixo, fazendo com que o nocaute fosse decretado. 

Cruzado de esquerda de Njokuani em Bowling


Pulamos direto para o 8º combate programado. Em uma luta rapidíssima, Chad Mendes não precisou de mais do que 1:10 min para nocautear de forma fulminante o bom lutador Darren Elkins, que vinha de uma ótima sequência de 5 vitórias seguidas e, caso vencesse esse combate contra Mendes, seria o próximo desafiante ao título. Acontece que isso não foi possível, diante da ótima atuação de Mendes que, simplesmente não tomou conhecimento do adversário, o nocauteando rapidamente. Agora é Mendes quem pede a disputa pelo título. Ocorre que Mendes já lutou pelo título há pouco mais de um ano e levou um nocaute assustador do campeão da categoria, o brasileiro José Aldo. Dana White pode até conceder essa revanche, mas acho que o destino de Mendes será o mesmo da luta anterior contra Aldo.

Mendes acerta Elkins


Na 9ª luta da noite e 1ª do card principal, combate pela categoria dos meio-médios. Matt Brown dos EUA contra o canadense Jordan Mein. Outra luta excelente com várias possibilidades. Tanto um quanto outro tiveram chance de vencer. Mein começou bem o combate, acertando boa cotovelada em Brown, que ficou furioso e partiu com tudo contra seu oponente. Brown passou a dominar as ações, sendo extremamente agressivo, mas Mein lhe aplicou um golpe que o derrubou. Mesmo com a vantagem de jogar por cima, Mein quase foi finalizado em um ataque duplo de traingulo e arm-lock aplicado de dentro da guarda por Brown. O primeiro round acabou assim. Na volta para o 2º round, Brown partiu para resolver a parada. E resolveu. Conseguiu impor à seu adversário uma sequência avassaladora logo no início do round, vencendo por nocaute técnico. 

Brown soca Mein violentamente


Na 10ª luta da noite, mais um bom combate e mais um nocaute sensacional. Dessa vez o confronto foi entre os leves, com o experiente Nate Diaz enfrentado o estreante Josh Thomson. Nate Diaz, assim como seu irmão Nick (recentemente derrotado por Georges St. Pierre), se preocupa mais em provocar e fazer firulas do que enfrentar seu oponente. Acontece que Thomson entrou extremamente focado na luta e imediatamente tomou conta do combate, dominando Diaz totalmente. Na volta para o 2º round, Diaz até tentou melhorar, mas já era tarde. Com uma canelada certeira na cabeça de Diaz, Thomson fez este desmoronar. Daí para frente foi só aplicar o ground and pound em um adversário que já estava entregue. Resultado: vitória de Thomson por nocaute técnico. Esses irmãos Diaz merecem as surras que levam de vez em quando. Essa não foi exceção. Ao invés de lutar sério, ficou fazendo gracinhas como sempre. Baixando a guarda e chamando para a briga. Um idiota total. Mereceu a surra que levou. Espero que leve outras no futuro.

Thomson chuta a babeça de Diaz


A penúltima luta da noite era muito aguardada, pois foi a estréia no evento do peso pesado Daniel Cormier, que vinha do Strikeforce com um cartel perfeito de 11 vitórias e nenhuma derrota. Para enfrentá-lo, a direção do UFC chamou o experiente e duas vezes campeão da categoria, Frank Mir. A gente nunca sabe o que esperar de uma luta de Frank Mir. As vezes faz combates históricos e derrota adversários duríssimos como Minotauro (duas vezes) e, as vezes faz apresentações horríveis. Sábado passado foi uma dessas. Mir simplesmente não apareceu para lutar. Apático e sem iniciativa foi dominado totalmente na grade por Cormier, que, se tivesse um pouco mais de competência poderia tê-lo nocauteado ou finalizado. No final, vitória por pontos para Cormier. Para mim esse Cormier ainda não disse a que veio. Pegou um adversário totalmente desinteressado e não fez grande coisa, se limitando a espremê-lo contra a grade, sem ao menos conseguiu derrubá-lo. Uma lástima. Dizem que sua intenção é baixar de peso e luta nos meio-pesados. Pode ser que melhore. Nesta luta decepcionou.

Cormier encurrala Mir contra a grade


O último combate da noite foi a disputa do cinturão dos leves entre o campeão Ben Henderson e o desafiante Gilbert Melendez. Melendez é um ótimo lutador e campeão da categoria no Strikeforce, tanto que, sua estréia no UFC já foi pelo título. Foi um combate chato e parelho. Melendez teve maior volume e domminou os 2 primeiros rounds. Depois disso, o campeão equilibrou o combate e conseguiu melhorar nos 3 últimos rounds. No final, a vitória poderia ter ido para qualquer um dos dois, tanto que Henderson manteve o cinturão por uma contagem de apenas 1 ponto de vantagem e em decisão dividida. Essa foi por pouco para o campeão, que deve tomar cuidado para não virar o Georges St. Pierre dos médios, com apresentações chatas e burocráticas, jogando com as regras debaixo do braço. 

Henderson acerta contra golpe no rosto de Melendez


Semana que vem, o aguardado combate entre os treinadores da 17ª edição americana do programa The Ultimate fighter (TUF), Jon Jones e Chael Sonnen. Vamos ser realistas. Ninguém em sã consciência aposta em uma vitória de Sonnen contra Jones. Eu pelo menos não. Mas, no mundo do UFC tudo é possível, e aí é que está a "beleza" da coisa. Além de Jones vs Sonnen, teremos outras lutas interessantes entre Michael Bisping e Alan Belcher (médios), Roy Nelson vs Cheick Kongo (pesados), Phil Davis contra o brasileiro Vinny Magalhães pelos meio-pesados e também a 3ª luta feminina entre Sara McMann e Sheila Gaff.


Nenhum comentário:

Postar um comentário