sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Guia Básico de Cinema Capítulo XI

Hoje trago 5 filmes de 5 grandes diretores, sendo que 2 deles ainda não haviam sido citados aqui.

São eles:


Operação França - The French Connection (William Friedkin - 1971)

O detetive Popeye Doyle (Gene Hackman) e seu parceiro Buddy Russo (Roy Scheider), investigando um pequeno comerciante de sua cidade que está gastando muito acima de suas possibilidades, acabam descobrindo que um grande carregamento de heroína está para chegar nos EUA. Assim a dupla de policiais recebe ordens de trabalhar com 2 agentes do FBI, sendo que Doyle já tinha atrito com um deles, tornando a operação ainda mais complicada.

Esse é um dos melhores trabalhos do grande ator gene Hackman, que inclusive ganhou o Oscar de melhor ator por seu papel. Na época foi considerado extremamente violento, tanto é que teve a classificação R (restricted) da censura americana. Foi também o 2º filme com essa classificação a receber o Oscar. William Friedkin, então com 36 anos, foi o mais jovem a levar o Oscar por melhor direção.


Alien, O Oitavo Passageiro - Alien (Ridley Scott - 1979)

A nave espacial de mineração Nostromo, ao voltar à Terra, recebe um sinal de S.O.S. vindo de um planeta distante. Chegando no planeta, os tripulantes descobrem que o sinal está sendo emitido por uma nave alienígena abandonada. O 1º oficial Kane (John Hurt) descobre um compartimento com o que parece uma criação de estranhos ovos, um dos quais lhe ataca lançando um uma criatura que se prende a seu rosto. Os outros tripulantes o levam novamente para a nave a fim de colocá-lo em quarentena. Eventualmente a criatura morre naturalmente, e o que parecia ser um desfecho positivo se transforma num pesadelo quando descobre-se que a criatura usava Kane como hospedeiro para o verdadeiro monstro.

Alien é um clássico supremo da ficção cintífica e terror. O filme teve várias sequências que não chegaram nem aos pés do original. Recentemente o diretor Ridley Scott realizou o filme Prometheus, que faz referência a fatos ocorridos anteriormente no planeta em que os tripulantes da nave Nostromo encontraram a criação de Aliens. Não deve ser confundido com um filme da série.

A criatura Alien é criação do artista plástico suíço H.R Giger, o mesmo que fez algumas capas de discos famosos. Entre eles o mais marcante é Brain Salad Surgery do Emerson, Lake and Palmer.


Mississippi em Chamas - Mississippi Burning (Alan Parker - 1988)

Depois do desaparecimento de 3 ativistas dos direitos civis em uma localidade do estado americano do Mississippi no começo dos anos 60, 2 agentesdo FBI são designados para elucidar o caso. Além de ter que tentar resolver o caso sem poder contar com a colaboração de nenhum dos locais, eles ainda devem aprender a somar seus esforços e trabalharem juntos, pois quem comanda a operação é o agente Ward (Williem Dafoe), inexperiente e acabado de sair da academia e seu subordinado é o agente veterano e Anderson (Gene Hackman). Apenas com a união dos talentos dos 2 é que poderão chegar a verdade.

Não pense que Mississippi em Chamas é mais um daqueles típicos filmes policiais, onde apesar das diferenças tudo termina bem. Nada disso. É um filme forte, com cenas marcantes de violência e crueldade. É um filme excelente e um dos meus favoritos também.

O filme foi basedado em uma história real sobre o desapareceimento de 3 ativistas nas mãos da Ku Klux Klan. Aqui se trata da 3ª KKK, que ressurgiu depois do final da 2ª Guerra Mundial e se estende até hoje. Muita gente não sabe, mas a KKK já teve 2 outras formações anteriores e que eram muito mais fortes e influentes. A 1ª surgiu logo após o término da Guerra Civil Americana e durou pouco mais de 5 anos, sendo considerado um grupo terrorista  e sendo banido dos EUA. A 2ª KKK surgiu no começo do século XX e manteve-se até antes da 2ª Guerra. Essa que foi realmente poderosa e chegou a contar com mais de 4 milhões de membros, inclusive vários políticos. Hoje não reúne mais de 5.000 pessoas espalhadas em diversos estados, podendo ser comparada a qualquer grupelho radical.  


O Pagamento Final - Carlito's Way (Brian De Palma - 1993)

Al Pacino interpreta Carlito "Charlie" Brigante, um ex-condenado porto-riquenho que, no final dos anos 70, acaba indo trabalhar no clube noturno do seu advogado Davis Kleinfeld (Sean Penn irreconhecível) para administrar seu sócio corrupto. Mas Carlito só quer sumir dali, juntar dinheiro e mudar de vida nas Bahamas. Antes, porém, ele precisa reconquistar seu amor do passado e driblar seus antigos parceiros de crime.

Carlito's Way faz um ótimo resgate de filmes de gangster, além de ser um filme muito bom também, bem movimentado e com grande violência. Outro fator a se destacar são as atuações que estão fantásticas. Al Pacino encarna novamente o bandido cucaracha (antes havia feito o marginal cubano Tony Montana em Scarface) e Sean Penn está simplesmente irreconhecível como o advogado judeu corrupto e viciado. É um filme muito bom que vale a pena ser visto, principalmente por aqueles que gostam da temática de gangsters.


Estrada Perdida - Lost Highway (David Lynch - 1997)

Depois de um encontro bizarro em uma festa, Fred Madison (Bill Pullman), um saxofonista de Jazz é condenado pelo homicídio de sua esposa (Patricia Arquete). Já na cadeia, ele misteriosamente se transforma em outra pessoa, um mecânico chamado Pete Drayton. Pete atende os carros de Dick Laurent (Robert Loggia), um gangster violento que é casado com Alice, que é extamente igual à esposa de Fred. Estupidamente, Pete se apaixona por ela e juntos tramam um plano para tirar Laurent da jogada e ficarem juntos.
 
Admito que foi muito difícil escolher um filme de David Lynch. Todos eles são brilhantes e quase todos são extremamente malucos. Aqui não é diferente. Estrada Perdida começa e termina com a mesma frase, dita no interfone da casa de Fred Madison: "Dick Laurent is dead". Aqui começa a pancadaria. Não tente entender o filme, apenas assista. É  como essas pinturas abstratas. Não estão ali para serem entendidas e sim apreciadas. Ainda vou falar de pelo menos mais 1 filme de David Lynch, mas escolhi hoje Estrada Perdida, que é um dos mais intrigantes e desconcertantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário