quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Rápidas

 - Saiu finalmente o 1º ranking do UFC. Após o encerramento do evento desse sábado (UFC 156), foi divulgado hoje o ranking oficial da organização (aqui). A eleição dos melhores lutadores foi feita por 90 jornalistas especializados na cobertura de MMA e leva em conta tanto a série histórica dos lutadores como adversários enfrentados etc. Foi dividido em 2 partes, sendo que uma é a posição geral peso por peso sem levar em conta a categoria e outra, o ranking por categorias de peso.

No levantamento geral, nenhuma surpresa, com a lista sendo encabeçada por Anderson Silva. Na sequência, aparecem Jon Jones, Georges St-Pierre, José Aldo e Ben Henderson nas 5 primeiras posições.

O ranking por divisão de pesos deixa de fora os campeões de cada categoria e lista de 01 a 10 os outros lutadores mais importantes. A boa surpresa aqui é a presença de 4 brasileiros entre os top 10 dos pesados.

Entendo que essa é uma boa iniciativa, mostrando maior profissionalismo e transparência por parte da organização. O ranking é para melhor situar o público dentro de cada categoria e um indicador de confrontos futuros. No entando, o presidente do UFC, Dana White, já afirmou que super-lutas ou combates que não respeitem o ranking, mas que tenham forte apelo comercial poderão ser realizados mesmo assim.

Lendo comentários de leitores em alguns sites, percebi como a maioria das pessoas não tem nenhuma noção do assunto. Certamente começaram a acompanhar ano passado pela Globo. Muita gente não entendeu, por exemplo, como que Frankie Edgar que acabou de ser derrotado por José Aldo, aparece em 9º no geral e apenas em 4º em sua categoria. Isso se explica devido ao fato de Edgar ter baixado de categoria recentemente e ainda não ter série histórica nos pesos pena, tendo realizado e perdido apenas uma luta.

Na minha opinião, a única ressalva fica por conta das posições de Jon Jones e Georges St-Pierre, que entendo, deveria ser invertida.

 - Ainda no UFC, após a disputa de título entre Aldo e Edgar, alguns idiotas que não entendem nada do assunto, acharam que a vitória de José Aldo foi contestável, outros entendem que Edgar ganhou pelo menos 2 rounds e outros ainda mais burros acham que Edgar foi o vencedor. Um absurdo total, sendo que o próprio Edgar admitiu que José Aldo foi superior e venceu o combate. Dana White segue a mesma linha e não vê motivo algum para a polêmica.

OK, pode não ter sido o combate mais bonito e emocionante do brasileiro, mas o fato é que ele ganhou e bem. Não correu nenhum risco mais sério e dominou totalmente. Se você ainda não está convencido veja a foto abaixo:

Frankie Edgar depois de enfrentar José Aldo

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Faz sentido. Essa aí conta toda a história.    


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário