terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Oscar 2013



Domingo ocorreu a festa do Oscar, como sou muito interessado em cinema resolvi dar algumas opiniões a respeito. Vou abordar apenas as categorias mais importantes.

Melhor ator coadjuvante: Christoph Walt (Django Livre).

Christoph Waltz é excelente ator e certamente mereceu o Oscar, porém aqui ele interpreta basicamente o mesmo papel que fez em Bastardos Inglórios do mesmo Quentin Tarantino. O padrão é o mesmo, os diálogos, a postura, tudo. Tudo igual. Seu trabalho é ótimo, mas fica uma sensação de “já vi isso em algum lugar”;

Melhor atriz coadjuvante: Anne Hathaway (Os Miseráveis).

Essa é fácil. Não posso falar, pois não assisti. Acho que nem vou assistir. Acho a história de Os Miseráveis muito chata. Assisti a uma versão anterior com Liam Neeson e quase morri de tédio. Dizem que aqui Anne Hathaway está muito bem e que mereceu o Oscar, sendo inclusive a favorita;

Melhor direção: Ang Lee (As Aventuras de Pi).

Descobri que existem 2 opiniões diversas a respeito desse filme. Uns dizem ser um filme belíssimo, cheio de poesia. Outros entendem que é uma cópia com elementos fantásticos de Moby Dick, só que com um tigre ao invés da baleia. Não sei. O que é estranho é o filme que ganhou o prêmio sequer teve seu diretor indicado ao Oscar. Considero Ang Lee apenas razoável, sem nenhum filme memorável. Ele fez, entre outros, O Tigre e o Dragão, Hulk e O Segredo de Brokeback Mountain. Quem sabe esse não é sua obra-prima?

Melhor atriz: Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida).

Sem comentários. Também não assisti. Dizem que estava apenas bem. Ainda bem que não ganhou a favorita, Jessica Chastian. Seu papel como uma burocrata americana é chatíssimo. Ela é a típica mulher moderna focada totalmente na carreira: sem família, amigos ou amor.

Melhor ator: Daniel Day Lewis (Lincoln)

Daniel Day Lewis está simplesmente fantástico como o ex-presidente republicano Abraham Lincoln. Sua caracterização é soberba, chegando ao ponto de adotar outra voz. Isso mesmo até sua voz foi interpretada. Ele é também apenas o 4º ator a ganhar 3 Oscars, além desse ele havia sido o ganhador por Meu Pé Esquerdo e Ouro Negro. Os outros a ganhar 3 Oscars foram Walter Brennan (3 Oscars como ator coadjuvante em Meu Filho é Meu Rival, Kentucky e O Galante Aventureiro), Merryll Streep (1 como coadjuvante por Kramer VS Kramer e 2 como atriz principal por A Escolha de Sofia e A Dama de Ferro) e, finalmente Jack Nicholson (1 como coadjuvante por Laços de Ternura e 2 como ator principal por Um Estranho no Ninho e Melhor Impossível). Acontece que Daniel Day Lewis foi o único a conseguir a proeza de ganhar 3 vezes como melhor ator.

Melhor filme: Argo (dirigido por Ben Affleck).

Que dizer? Argo é realmente um filme muito bom. Divertido e tenso nos momentos certos. O mais estranho aqui é o fato de o diretor do filme premiado como o melhor do ano não ser nem mesmo indicado por melhor direção. Aqui no Brasil Argo não fez muito sucesso. Várias pessoas que conheço nem haviam ouvido falar nele antes do Oscar. Argo conseguiu a proeza, o que se verificou não ser realmente tão difícil, de tirar o prêmio de Lincoln. Lincoln é um belo filme, porém é muito chato. Era filme com cara de Oscar. Mas não levou. Melhor assim. Argo é muito mais divertido.

O Pior:

Como não poderia deixar de ser, o Oscar desse ano teve também um momento vergonhoso. E foi no ponto máximo da festa. A entrega do prêmio de melhor filme, o principal da noite. Quem foi chamado para fazer a entrega foi Jack Nicholson. Até aqui tudo bem. Porém, em uma reviravolta absurda, foi feito um link direto com a Casa Branca, onde ninguém menos que a 1ª Dama americana Michelle Obama estava ali pronta para “ajudar” Nicholson a fazer a entrega de melhor filme. Foi uma das cenas mais patéticas e grotescas que vi em minha vida. Foi ridículo. Foi o pior momento de Oscar que já vi. A politização do espetáculo ou a espetacularização da política. Tanto faz. O que interessa foi o papelão lamentável que se apresentou. O que tem haver uma coisa com a outra? É brincadeira. Esse Obama está tentando transformar os EUA em uma republiqueta bananeira vagabunda. Aposto que um monte de gente achou sensacional.

O Melhor:

No frigir dos ovos o melhor momento, disparado, foi a presença do ursinho Ted apresentando alguns prêmios em parceria com Mark Wahlberg, com quem contracena no filme. Genial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário