segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

UFC Barão vs McDonald

Nesse sábado dia 16/02/13 foi realizado em Londres a edição UFC on Fuel TV 7, que contou com o evento principal a disputa do título interino pela categoria dos galos entre o brasileiro Renan Barão e o americano Michael McDonald. O card completo teve 12 lutas, mas dessas vou comentar apenas 4, o que a meu ver torna o evento apenas razoável. 

A 3ª luta da noite foi entre o ingês Tom Watson e o búlgaro Stanislav Nedkov, pelos médios. Foi uma luta muito boa, com alternância de posições e domínios no seu decorrer. No 1º round, Watson partiu para cima de Nedkov, o encurralando na grade e aplicando joelhadas e cotoveladas enquanto estavam no clinch. Na verdade essa parece ser uma técnica usada constantemente por Watson. Ainda no 1º round, o búlgaro Nedkov consegue encaixar ótima sequência em contra-golpe e aplica um knockdown em Watson. A partir dali, ele literalmente espancou Watson no solo utilizando ground and pound, porém o árbitro não interrompeu a luta, pois o round estava acabando. Foi a sorte de Watson que, na volta para o 2º round encontrou Nedkov totalmente sem gás e, novamente no clinch, aplicou joelhadas e cotoveladas que minaram Nedkov e determinaram o final da luta. Boa luta e bem movimentada, mas ainda falta muito para ambos os lutadores se quiserem almejar algo a mais na categoria.

Watson (esq.) recebe contra-golpe de Nedkov (dir.)

O 6º combate foi entre o brasileiro Renée Forte e Terry Etim, da inglaterra. Terry Etim é um lutador duríssimo, bem mais alto e com mais envergadura que Renée Forte, mas isso não perturbou o brasileiro em momento algum, pois dominou totalmente as ações durante todo o combate, conseguindo, inclusive aplicar um knockdown em Etim no 2º round. Renée Forte é um competidor que veio do TUF (The Ultimate Fighter) Brasil. Porém, no programa ele parou nas quartas de final da categoria. Aqui, lutando pelos leves, ele se encontrou e fez uma ótima estréia no UFC. É bom ficar de olho em Renée que pode vir a ser um bom nome na categoria, pois tem força, técnica e explosão.

Renée Forte atacando o grandalhão Terry Etim

No 9º combate da noite e já pelo card principal, foi a vez de outro brasileiro, o Jorge Santiago, enfrentar o islandês Gunnar Nelson pelos meio-médios. Santiago tentava a sorte pela 3ª vez no UFC, sendo suas outras passagens pela organizações não muito boas. Dessa vez a história se repetiu, com o brasileiro fazendo uma péssima apresentação, simplesmente não conseguindo nada durante o combate. Ele até começou o 1º round bem, mas logo Nelson impôs seu rítmo e dominou todas as ações durante o combate. No final do 3º round, Santiago até conseguiu aplicar uma boa sequência em Nelson e quase o derrubou, mas foi muito pouco e ele acabou sendo derrotado de maneira unânime nos pontos.

Gunnar Nelson (esq.) e Jorge Santiago (dir.) na pesagem oficial. Ao fundo Dana White


A última luta da noite foi a disputa do título interino dos galos entre Renan Barão do Brasil e Michael Mcdonal dos EUA. Renan Barão vinha de uma série de 31 vitórias e apenas 1 derrota. Um cartel impressionante desse técnico e talentoso lutador. Michael McDonald é um jovem de 22 anos com 15 vitórias e apenas 1 derrota, sendo considerado por todos como um adversário duríssimo. E foi mesmo. Durante os 2 primeiros rounds a luta foi extremamente equilibrada, só dando margem para uma possível vitória parcial de Barão devido às quedas que ele conseguiu aplicar em McDonald. Esse, porém era mais perigoso em pé, conectando alguns bons socos em Barão. No 3º round, Barão teve maior volume e aplicou mais algumas quedas, dessa vez vencendo claramente o round. No 4º round, Barão, com muita força e técnica, colocou McDonald mais uma vez para baixo, conseguindo aplicar um katagatame perfeito que obrigou McDonald a desistir. Grande vitória de Renan Barão que agora espera a volta do campeão Dominick Cruz, que se contundiu ano passado a ainda não tem data para retorno.

Renan Barão encaixa chute em Michael McDonald

Certamente Dominick Cruz está com a pulga atrás da orelha depois de mais essa apresentação magistral de Renan Barão. E é bom estar mesmo, pois o brasileiro tem tudo para vencê-lo e ficar com o título de fato da categoria. 

No proximo sábado é a vez do UFC 157, com a estréia da categoria feminina e já com disputa de título entre a campeã Rhonda Rousey e a desafiante Liz Carmuche, pelos galos. Não sei o que esperar da luta nem o que pensar sobre a categoria feminina. O negócio é esperar para ver. O que interessa mesmo para nós brasileiros é a luta entre Lyoto Machida e o americano Dan Henderson. Esse sim será um combate duríssimo para o brasileiro e, na minha opinião sem qualquer prognóstico. Acredito que, como Lyoto luta mais no contra-golpe, isso possa lhe dar uma pequena vantagem, pois vai fazer com que Henderson se exponha. Por outro lado, Dan Henderson bate muito forte e aguenta muita pancada também, sendo um lutador muito difícil de se aplicar knockdowns. Daqui deve sair o próximo desafiante de Jon Jones caso ele passe por Chael Sonnen no final da edição americana do TUF. Alguém aí duvida que Jones ganha fácil de Sonnen?

Certamente volto semana que vem para comentar o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário