segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

UFC 156 Aldo vs Edgar



Nesse sábado passado ocorreu em Las Vegas a edição 156 do UFC com direito a disputa de título pelos peso-pena entre o brasileiro José Aldo e o americano Frankie Edgar. Felizmente, o evento não se resumiu apenas a isso pois teve lutas muito bem casadas, não só com a disputa do cinturão como atrativo principal, mas também praticamente todo o card principal, com mais 3 lutas com brasileiros.

A 1ª luta da noite foi entre os americanos Edwin Figueroa e Francisco Rivera pela categoria dos galos. Aqui já deu para perceber que a noite prometia, com uma ótima luta de abertura. Depois de um primeiro round muito equilibrado e até um pouco morno, Rivera aplica um nocaute espetacular em Figueroa na volta para o 2º round.

Rivera acerta joelhada em Figueroa


Na 5ª luta da noite, ainda pelo card preliminar, estreia espetacular no UFC do americano Tyron Woodley, que, com uma sequência de golpes impressionante, nocauteou seu compatriota Jay Hieron em menos de 20 segundos, ainda por cima acertando todos os golpes que aplicou no adversário. Espetacular. Não dá para ter uma ideia exata a respeito de Woodley ainda, mas é bom ficar de olho nesse lutador que é muito rápido e agressivo. Luta válida pelos meio-médios.

Woodley abrindo caminho para o nocaute em Hieron

Pulamos agora direto para o 8º combate da noite, sendo o 2º no card principal, entre os meio-médios Jon Fitch, dos EUA e Demian Maia do Brasil. Fitch é um lutador muito bom e com grande experiêcia, porém é conhecido por amarrar muito suas lutas e não deixar seus oponentes lutarem. Dessa vez ele provou do seu próprio veneno, com Demian Maia grudado nele o tempo todo pelas costas tentando o estrangulamento e aplicando golpes no rosto e linha de cintura. No final, vitória justa e incontestável do brasileiro que não deu nenhuma chance para Fitch, anulando seu jogo e o dominando totalmente, mostrando que é um grande nome do Jiu-jítsu e também um serio candidato ao título da categoria, hoje nas mãos do lutador que tem o jogo mais chato do mundo, o canadense George Saint-Pierre.  

Demian Maia tentando um estrangulamento em Fitch

Confesso que a próxima luta era a que mais estava esperando, entre o brasileiro Antonio Silva, o Pezão, e o holandês Alistair Overeem, pelos pesados. Overeem era o campeão do Strikeforce, evento comprado pelo UFC e extinto recentemente. Overeem também chegou como o novo bicho-papão da categoria, passando por cima sem tomar o menor conhecimento do ex-campeão Brock Lesnar. A próxima investida de Overeem seria a luta pelo título contra o brasileiro Junior Cigano, mas Overeem foi pego no antidoping e ficou 9 meses suspenso.

Antes de ter outra chance de lutar pelo título, ele precisaria vencer o brasileiro Pezão, tido como o azarão da disputa. Acontece que luta se ganha dentro ring e não na véspera, e Pezão, apesar de ter sido dominado (sem contundência alguma) por Overeem nos 2 primeiros rounds, voltou para o 3º diferente e mais agressivo, conseguindo encaixar um golpe certeiro que desequilibrou o holandês que recuou até a grade. Pezão não desperdiçou a oportunidade e atacou violentamente Overeem, acertando vários socos em sua cabeça em uma sequência magistral de uppers e cruzados certeiros, o apagando ainda em pé. Após essa sequência, Overeem evidentemente despencou, porém Pezão ainda teve tempo de acertar mais alguns golpes antes de ter a luta interrompida pelo árbitro. Foi uma vitória espetacular de Pezão, nocauteando aquele que era considerado por muitos como a nova sensação e o cara que iria sacudir a categoria dos pesados.

Antes da luta, Overeem falou demais e desdenhou de Pezão, que deu uma resposta à altura dentro ring, nocauteando brilhantemente o gigante holandês.

Pezão literalmente quebrando a cara de Overeem

A 10ª e penúltima luta do evento foi entre os meio-pesados Antonio Rogério Nogueira, o Minotouro e o americano e ex-campeão Rashad Evans. Outra luta com prognóstico não muito favorável para o brasileiro, porém, Minotouro conseguiu se impor desde o início, defendendo muito bem as tentativas de queda aplicadas por Evans e mostrando um ótimo trabalho de boxe.

No fim, vitória incontestável por pontos de Minotouro que conseguiu desbancar com muita competência um lutador muito respeitado. Minotouro lutou muito bem, de maneira extremamente estratégica durante todo o tempo. Não se expôs a nenhum risco e nem tomou qualquer susto. Para quem não entende do assunto pode até ter parecido uma luta feia e meio sem graça, mas foi um combate tecnicamente perfeito por parte do brasileiro, que conquistou uma importante vitória.

Minotouro (dir.) mostrando como se luta boxe para Rashad Evans (esq.)

O último combate da noite, como não poderia deixar de ser, foi a disputa do título dos penas entre José Aldo e Frankie Edgar. José Aldo conduziu de maneira perfeita o combate não dando qualquer chance para Edgar, que até conseguiu aplicar uma queda no brasileiro no 4º round, mas apenas isso durante todo o combate. Lutando de maneira muito inteligente, Aldo, embora não tenha feito uma luta visualmente bonita, dominou um adversário duríssimo que já havia sido campeão na categoria de cima, dos leves.

No final, decisão unânime dos juízes laterais e merecida manutenção do cinturão por parte do brasileiro que certamente é um dos melhores lutadores peso-por-peso do mundo.

José Aldo acertando mais uma em Frankie Edgar

Mais um grande evento realizado e contrariando minha previsão e me fazendo morder a língua, os brasileiros Pezão e Minotouro conseguiram ótimas vitórias em cima de adversários duríssimos e considerados por muitos (inclusive por mim) como favoritos.

Próximo dia 23/02 haverá mais um evento e esse será histórico, pois acontecerá a 1ª luta feminina na história do UFC. Para mim, isso só serve como curiosidade. O que interessa mesmo é a disputa pelos meio-pesados entre o brasileiro Lyoto Machida e o americano Dan Henderson. Para mim essa é uma luta de prognóstico totalmente imprevisível, porém vou apostar no brasileiro. Vamos ver o que acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário