terça-feira, 27 de novembro de 2012

Mais Enganação Vindo Aí



Leio na edição de VEJA dessa semana (2297 de 28/11/12) que uma marca de relógios suíça chamada HD3 está lançando um relógio que promete ser revolucionário, pois pretende alinhar os mundos das complexidades mecânicas, tecnologia de ponta e design futurista.

O modelo é chamado Slyde e usa tecnologia touch screen, para acessar suas funções. Cada tela, corresponde a uma função específica.

Na referida reportagem, é feita uma correspondência com um modelo Patek Philippe fases da lua, como sendo o avô do HD3, ou seja, o “velho e ultrapassado”.

Isso só pode ser piada. 

É impressionante a falta de conhecimento que as pessoas têm a respeito do assunto. Tudo bem, esse é realmente um assunto muito restrito e que não interessa a quase ninguém, mas pelo menos quem fez a reportagem deveria ter pesquisado um pouco para não misturar duas coisas que são absolutamente incomparáveis.

Como já havia dito em outro post a respeito de relógios, complicação relojoeira é toda função que o relógio apresenta a mais, que a simples marcação de horas e minutos.

Acontece que isso só se aplica e só faz sentido em relógios de alta complexidade, mecânicos ou automáticos, e não a relógios com sistemas eletrônicos. Qualquer relógio digital ordinário tem um monte de funções e não é chamado de complicado por causa disso.

Pelo que percebi, esse fabricante tem a pretensão de revolucionar o conceito, aplicando funções existentes até então em relógios mecânicos/automáticos com centenas de engrenagens, a um modelo digital eletrônico.

Veja as imagens abaixo:

HD3 Slyder Hour

HD3 Slyder Moon Phase

HD3 Slyder Date
 
HD3 Slyder Cronograph

Como dá para perceber nesses exemplos, ele explora (entre outras) as funções, além da marcação de horas e data, cronógrafo e fases da lua, ambas típicas de relógios complicados.

Agora veja o modelo Patek citado:

Patek Philippe mod. 5204 frente e verso

Olhe a diferença. Imagine a complexidade de um mecanismo como esse e o trabalho para ser desenvolvido e produzido. Sem contar que os Patek Philippe são montados artesanalmente. Esse modelo mostrado aqui é um fases da lua, clendário perpétuo, cronógrafo e função rattrapante (executa duas contagens de tempo que começam simultaneamente, mas com durações diferentes).

Olhe novamente para o HD3 e veja se existe qualquer comparação possível e imaginável entre os dois. Sem contar que parece um Cassio! 

E tem mais. Me diga se você consegue enxergar alguém além de rappers americanos usando isso?

Nem o tão falado design futurista é muito original. Observe esse modelo Richard Mille abaixo e me diga se não há uma nítida inspiração.

Richard Mille mod. RM 017
 
Outra total falta de critério da revista ao tentar fazer uma correspondência entre os modelos apresentados, foi a discrepância de valores entre eles.

O HD3 Slyder custa em torno de U$ 8.000,00. E o Patek custa aproximadamente U$ 230.000,00.
Mas a questão aqui não são os preços.

Entendo que é um nicho a ser explorado e que certamente terão otários de sobra dispostos a desembolsar esse tipo de dinheiro em algo absolutamente duvidoso. 

Agora, se for para gastar U$ 8.000,00 em um relógio, então compre um Rolex. Esse com certeza ninguém vai achar que é um Cassio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário