terça-feira, 13 de novembro de 2012

O Homem Trabalho



Em qualquer lugar, em qualquer situação, tem pelo menos um.

Em toda família, festa, confraternização, jogo de futebol, baralho, avião, trem, ônibus, etc. ele está no meio.

Não há escapatória.

É o Homem Trabalho.

Você não conhece? Vou mostrar algumas características básicas que irão lembrá-lo, e conseguirá perceber que o encontrou inúmeras vezes durante sua vida. Quem sabe até todos os dias. 

Seu único assunto é ele mesmo e o que faz profissionalmente, não importando o que seja. 

É só ele chegar que você já sabe que vai ter que aturar um bom tempo aquela conversa mole, o cara contando todas as suas glórias e conquistas, por mais insignificantes que sejam. Você ficará por dentro de tudo.

Estou falando do Homem Trabalho! A descrição pode ser aplicada perfeitamente às mulheres também. Não faço discriminação.

Uma coisa importante. Não estou falando aqui do fato dele/dela trabalhar muito, ser esforçado, ambicioso, competente, etc. e tal. Minha queixa é outra.

Se você é convidado para um jantar e tem o azar de sentar ao lado de alguém assim, uma noite que tinha tudo para ser extremamente agradável, se transforma em um suplício sem fim.

O problema do Homem Trabalho é sua total falta de conteúdo e interesse em algo que não seja ele mesmo. Ele simplesmente são sabe ou não quer conversar acerca de nada que não diga respeito ao que faz profissionalmente. É insuportável.

Outra coisa, ele até vai tentar dialogar como uma pessoa normal, e no começo da conversa, para ser agradável, você até vai fazer alguns apartes e comentários. Tudo em vão. Ele não quer saber sua opinião. Só quer um trouxa para ouvi-lo se vangloriar.

Existem, ainda, duas subdivisões de Homem trabalho: 

1 – Aquele que só fala em dinheiro, quer saber quanto você ganha e conta o quanto ganha (é sempre mentira, já que ele sempre vai exagerar);

2 – Aquele que só fala em dinheiro, nunca fala do dele, mas entende que você tem a obrigação de compartilhar com ele o quanto você ganha.

No fundo o que difere são apenas detalhes, já que o Homem Trabalho não está verdadeiramente interessado nessas informações, ele apenas quer contar alguma vantagem sobre você.  E pode apostar que ele vai.

O Homem Trabalho pode ser encontrado em todas as profissões existentes, das mais humildes às mais complexas.

Sim, se você estiver em uma rodinha do gênero e não for do ramo, tenho pena de você. Estará condenado há vários minutos de conversa técnica insuportável, fogueira de vaidades e guerra de holerites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário