quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Menu Degustação



Alerta! Atenção! Post de utilidade pública!

Existe um novo golpe na praça e um número cada vez maior de incautos vem caindo nele sistematicamente e na maior inocência.  O mais alarmante é que na maioria das vezes a pessoa acaba sendo lesada por vontade própria e não raro, demonstra também, algum grau de satisfação com o que acaba de lhe acontecer.

Essa mais nova modalidade de ludibriar pessoas de boa fé, induzindo-as ao erro, ganhou o nome nos estabelecimentos que a praticam de Menu Degustação ou Cardápio Degustação.

Essa é a maneira mais engenhosa que alguns proprietários inescrupulosos de restaurantes, encontraram para conseguir enganar um pouco mais o trouxa que, movido muitas vezes por curiosidade ou influência de terceiros, que também já foram vítimas desse golpe, acaba sendo fisgado pela promessa de “degustar” uma variedade maior de pratos de determinado local, tendo assim uma experiência mais completa e rica do que o pobre diabo que vai em restaurantes tradicionais e fica restrito apenas as opções do cardápio.

Entenda o modus operandi e perceba o nível de complexidade que tem o esquema:

1 – O cliente/vítima deve escolher entre umas 2 ou 3 variedades de Menus para a “degustação”.

2 – Assim que ele escolhe os pratos, certamente denominados “gourmet” e previamente preparados em linha de montagem para baratear a produção, os mesmos começam a ser servidos.

3 – Os pratos vão sendo trazidos um após o outro no esquema tradicional de entrada-prato principal-sobremesa. Aí é que a coisa pega, pois as quantidades servidas são irrisórias, não passando de uma garfada ou colherada, dependendo do caso. 

“Pô, mas se servirem vários desses a gente sai super-satisfeito” vai me questionar algum bobalhão. Não sai não, a não ser que você se dê por plenamente satisfeito com míseras seis/oito garfadas ou colheradas. Vou dar um exemplo grosseiro para aqueles que ainda não entenderam a relação: Imagine que você vai a uma festa de aniversário infantil, na qual são servidos exatamente para cada convidado 02 canapés, 03 salgadinhos padrão festa e 03 docinhos miúdos, sem direito a bolo.

Agora me responda: é o suficiente? ou se trata pura e simplesmente de uma enganação?

4 – Como se trata de uma “experiência única”, o cliente/otário é levado a acreditar que foi agraciado com pratos elaborados com as mais exóticas especiarias, o que justificaria seu preço extorsivo, mesmo com a quantidade ridícula que foi servida. 

Normalmente a pessoa não percebe logo de cara o que se passou. Talvez algum sentimento estranho comece a lhe passar pela cabeça um tempo depois. Uma sensação de que existe algo errado, mas que ele não consegue definir bem o que é. Com o passar dos dias, talvez se dê conta de que foi vítima de um aplique.

A situação de ignorância em relação ao que se passou é a regra, já que a quase totalidade dos frequentadores desses estabelecimentos é formada por Caras Genéricos (ver post a respeito) e suas namoradas/esposas desmioladas e deslumbradas, que em hipótese alguma vão reclamar, achar ruim ou entender que foram feitos de idiotas.

Muito pelo contrário. Se for da moda, e todos amigos abobados deles já tiverem ido também, melhor ainda. 

Certamente como tudo que vira moda aqui em Curitiba (estou para escrever um post sobre o curitibano típico em breve), essa ideia aí foi importada de algum grande centro como Rio ou São Paulo.

Aguardamos ansiosos pela próxima empulhação.

O que importa mesmo é que não podemos aceitar qualquer enganação desse tipo, que nos empurram goela abaixo e nos fazem acreditar que se trata de algo muito sofisticado e restrito apenas a pessoas selecionadas, com bom gosto e “diferenciadas”.

Não é!

É palhaçada pura e simples!

Até agora não sei se as autoridades já tomaram ou irão tomar alguma providência a respeito, mas sem a ajuda das pessoas que foram envolvidas na falcatrua, elas acabam de mãos atadas.

Normalmente a pessoa ludibriada que caiu nesse tipo de golpe tende a sentir vergonha e não prestar queixas. 

Faço aqui um apelo para que você, ou algum familiar ou amigo que porventura tenha sido vítima desse verdadeiro estelionato culinário, denuncie. Espalhe a notícia, alerte para o maior número de pessoas possível.

A prevenção é nossa única arma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário