sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Terry Callier

Terry Callier (24/05/1945 - 28/10/2012)




Tremenda falha minha. Só hoje fiquei sabendo da morte do grande cantor e compositor americano Terry Callier no dia 28 de outubro de 2012.  

Mesmo passado quase um mês de sua morte, resolvi escrever um pouco sobre esse artista fantástico e praticamente desconhecido pelo público, mesmo nos Estados Unidos e principalmente aqui no Brasil. Tanto é que assim que sua morte praticamente não foi noticiada por aqui. Típico.

Certamente um dos artistas, senão o artista, mais subestimado da música. Callier nasceu em Chicago, e começou sua carreira no começo dos anos 60. 

Seu primeiro trabalho “The New Folk Sound of Terry Callier”, de 1964, já deixava claro que se tratava de algo diferente, misturando Soul, Jazz e Folk de maneira excepcional. Sem contar com sua impressionante voz grave e poderosa. O cara cantava muito, muito mesmo. Veja você mesmo em 900 Hundred Miles e It’s About Time.

The New Folk Sound of Terry Callier

Seu álbum seguinte “Occasional Rain” viria em 1972 e traria algumas músicas que conseguiram alcançar algum sucesso, local principalmente. Confira as ótimas Ordinary Joe, Golden Circle e Occasional Rain.

Occasional Rain

Em 1973 ele lança o disco que considero como o melhor de sua carreira “What Color is Love”, um disco brilhante que desafia todas as categorias, mesclando uma ampla gama de influências e experiências, utilizando elementos de rock, funk (o verdadeiro e não esse lixo carioca que nem funk de verdade é), jazz, soul, R&B e folk. Ouça e seja transportado para outro mundo com as maravilhosas Dancing Girl (a melhor dele com certeza), What Color is Love, You Goin’ Miss Candyman e I’d Rather Be With You.

What Color is Love

O quarto disco “I Just Can´t Help Myself”, de 1974 encerra seu ciclo mais produtivo de três discos lançados pelo selo Cadet. Na minha opinião, embora seja um disco muito bom, não está no mesmo nível que os 2 anteriores. Escute com atenção Alley-Wind Song e Can’t Catch the Trane.

I Just Can't Help Myself

Nos anos 80, Terry Callier sumiu da cena musical para se dedicar exclusivamente a criar sua filha. Para isso ele foi estudar programação de computadores e chegou a dar aulas na Universidade de Chicago.

Ele foi “resgatado” de seu ostracismo em 1991, quando um single seu pouco conhecido, “I Don't Want to See Myself (Without You)”, de 1983, foi remasterizado por um selo de Acid Jazz e fez um enorme sucesso nas pistas londrinas. A partir daí, Callier realizou algumas apresentações e chegou a lançar um disco ao vivo “TC in DC” em 1996. Fez também participações em discos de outros artistas como Beth Orton e Massive Attack, com a sensacional Live With Me.

Em 1998 ele lançou o excelente “TimePeace”, seu primeiro trabalho por uma gravadora grande em quase 20 anos (Verve), que foi seguido logo após por um disco ao vivo gravado no London Jazz Café.

TimePeace resultou em uma condecoração a Terry Callier por seus esforços em prol da paz. Veja que disco excelente com Lazarus Man e Time Peace.

TimePeace

Terry Callier morreu aos 67 anos em sua casa em Chicago, devido a uma batalha prolongada contra um câncer de garganta.

Fica aqui essa pequena homenagem a esse grande artista. 

Vamos torcer para que pelo menos agora ele tenha o devido reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário