terça-feira, 20 de novembro de 2012

UFC 154 Comentários


No sábado passado, dia 17/11/12 aconteceu em Montreal, no Canadá, a edição 154 do UFC – Ultimate Fighting Championship, que tinha como principal atração a luta entre o campeão e o detentor interino do cinturão dos meio-médios (até 77kg), Georges Saint Pierre (GSP) e Carlos Condit, respectivamente.

E como não poderia deixar de ser, pipocaram as tolices de sempre em nossa imprensa.

Li no site da Gazeta do Povo o seguinte: “GSP passa sufoco, mas mantém o cinturão dos meio-médios do UFC”.

Nos remete aquilo que escrevi em outro post sobre o assunto. Está cheio de neófitos que até 1 ano atrás nem sabiam da existência do MMA, dando palpite e fazendo análises rasas sobre o assunto.

Certamente quem escreveu a matéria nem deve ter se dado ao trabalho de ficar acordado até às 3 horas da manhã para assistir a luta.

O caso é o seguinte: GSP não passou nenhum sufoco na luta. Ele estava lutando com o campeão interino (Condit) e isso deve querer dizer alguma coisa. Carlos Condit não ia estar ali apenas como sparring de GSP. Ele foi lutar, e é claro que iria tentar alguma coisa.

Acontece que sua tentativa foi muito tímida e ele acabou sendo dominado totalmente, a luta inteira, a não ser por uns 2 minutos no 3º round, quando conseguiu aplicar um knock down em GSP e tentou um ground and pound sem nenhuma eficácia. E só. Apesar da pouca efetividade, ele conseguiu amassar um pouco a cara de GSP.

Georges Saint Pierre vs. Carlos Condit

Achei essa luta um pouco mais movimentada em relação às outras de GSP. Mas apenas um pouco. Já disse isso aqui. Acho-o um grande lutador e não é mero acaso ser o campeão e ter apenas 2 derrotas em seu cartel. 

O problema de GSP é sempre o mesmo. Ele não consegue nem finalizar e nem nocautear, usando a estratégia de marcar pontos acertando golpes no adversário ou derrubando e aplicando o ground and pound, dependendo do que seja mais vantajoso no momento.  

Mas entendo que seu reinado esteja terminando. Existem alguns bons nomes na categoria que, acredito, podem batê-lo. Um deles é o cara de quem falarei abaixo e fez a luta anterior à dele, e o outro é o brasileiro Demain Maia.

Tirando essa luta, apenas outras 3 de um total de 12 merecem menção.

A 2ª luta principal foi entre o americano Johny Hendricks e o dinamarquês Martin Kampmann, pela categoria dos médios. Apesar de Kampmann ser um striker (nocauteador) ele levou um nocaute espetacular e muito rápido de Hendricks. Levou o bônus de nocaute da noite. Devemos ficar de olho nesse Hendricks, já que ele deve ser o próximo desafiante ao título de GSP. O cara bate muito forte e tem um poder de nocaute inacreditável. É bom GSP ficar alerta, pois se Hendricks encaixar o golpe, é lona na certa.

Momento do nocaute de Hendricks sobre Kampmann (veja a cara do árbitro Dan Miragliotta)

O brasileiro Rafael dos Anjos, da categoria dos leves, teve a sorte de subir do card preliminar para o card principal, devido há uma luta que foi cancelada. E não decepcionou, dominando todo o combate e não dando qualquer chance para seu oponente Mark Bocek, dos Estados Unidos. Venceu por decisão unânime incontestável.        

Mark Bocek (esq.) vs. Rafael dos Anjos (dir.). Ao centro Dana White

Outra luta interessante foi a 2ª luta do card preliminar entre Ivan Menjivar e Azamat Gashimov. Menjivar não teve muita dificuldade e finalizou rapidamente Gashimov com um arm lock sensacional, sendo considerada a finalização da noite.

Menjivar após finalizar Gashimov com espetacular arm lock

Dia 8/12 tem outro UFC, com a luta principal entre Ben Henderson Vs. Nate Diaz pelo cinturão dos leves. Terá também uma luta duríssima que pode vir a ser muito interessante entre nosso Shogun e o sueco Alexander Gustafsson. Outro confronto que promete será entre BJ Penn, que já foi campeão dos médios e Rory MacDonald (essa luta era para ter ocorrido no UFC 152, mas MacDonald se contundiu na época).

Se alguma dessas lutas prestarem, faço alguns comentários a respeito. 

Até lá.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário