quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Cara da Dieta

Homer Simpson
"Vem chegando o verão
Um calor no coração
Essa magia colorida
Coisas da vida..."

Quem não se lembra desse enorme sucesso de Marina Lima (na época ela só se chamava Marina) do ano de 1987? Bem, talvez quem é muito novo não lembre. 

Mas isso não tem a mínima importância.

Lembrando dessa música hoje, percebi justamente que está chegando de fato o verão.

Oba! Que beleza! 

Juntamente com o verão, vem tudo aquilo que conhecemos bem. Calor é claro, sol, alegria, descontração e... PRAIA!!! Isso mesmo, o grande prêmio de consolação para quem trabalhou duro o ano inteiro e, entre o finalzinho de dezembro até o final de fevereiro, vai lotar e tornar ainda mais intransitável o litoral brasileiro de norte a sul. 

E praia imediatamente nos remete a gente bonita, bronzeada e em forma. Em forma? Sim talvez para alguns, mas não para a maioria, que desde já invadem as lotadas e sempre quentes academias, em busca de um visual um pouco mais apresentável, afinal as meninas querem usar o biquíni da moda e os caras querem poder tirar a camiseta sem provocar risadas.

Evidentemente que apenas a malhação não resolve o problema e é aí que entra em cena aquilo que é para quase todos um desprazer total e uma tortura incessante: a dieta.

Todo mundo passa uns 10 meses sem se cuidar e na hora do desespero quer perder um ano todo de sedentarismo e preguiça. Tá bom, todo mundo não, tem gente que é regrada em relação à alimentação, pratica esportes e tal, mas tenho certeza de que a maioria não faz nada e quer resolver tudo em cima da hora.

É aí que entram as dietas milagrosas e com elas vem uma legião de gente chata que acha que, só por ter aderido a uma dieta maluca ou da moda, acaba de inventar a roda. É o Cara da Dieta (pode ser a garota da dieta também).

Se você prestar a atenção vai perceber que existe um padrão de comportamento nesse pessoal engajado na dieta de última hora. 

Eles mal começaram, nem sequer perderam uma única grama de seu peso, mas já falam como experts em nutrição, sabendo o número de calorias de cada grão de feijão, separando sua dieta por grupos de alimentos, ou por cores, ou por nomes, ou qualquer outra baboseira que algum mágico inventou para perder peso de forma rápida e indolor. 

E não para por aí não. Além disso, eles também começam a dar aulas para todos os conhecidos, chegando ao cúmulo de criticar o sedentarismo e estilo de vida, que até há menos de uma semana atrás, também era o deles.

Não dá para aguentar. É muita petulância.

Sempre que chegam para falar contigo o assunto é o mesmo.

O pior é que, chegando as festas de final de ano, esses tipinhos ficam ainda mais insuportáveis, pois querem regular e ficar patrulhando o que você vai comer.

É mais ou menos assim:

 "Fulano, não acredito que você vai comer essa coxa inteira de peru, ainda por cima acompanhada de arroz e batata sauté. Isso deve ter pelo menos umas 850 calorias".

Atenção! Cuidado para que o Cara da Dieta não perceba que está repetindo a sobremesa e nem bebendo refrigerante normal, senão lá vem ele desfiar o rosário em cima de você novamente.

Agora, o pior nem é isso. O pior é que o mala da dieta, assim que chega à maldita praia, imediatamente esquece que estava de dieta, se entupindo de churrasco e cerveja todos os dias, o dia inteiro, começando seu processo de empanzinamento engordativo.  

Tudo bem, não sou eu quem vai ensinar ninguém a comer aqui, até porque não sou exemplo para nada, mas se você quiser emagrecer e manter-se magro só tem um jeito. É comer menos, mais saudável e ter uma atividade física constante.

É isso ou então até a próxima dieta milagrosa.
 

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário