sexta-feira, 8 de março de 2013

Guia Básico de Cinema Capítulo XIV

Hoje, 5 filmes dos anos 80.


O Império Contra-Ataca - Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back (Irvin Kershner - 1980)

Dando sequência ao episódio IV da saga Star Wars, Guerra nas Estrelas (Star Wars: Episode IV - A New Hope), de 1977, a aliança rebelde é praticamente desmentelada depois que sua base secreta no planeta gelado Hoth é descoberta e atacada pelo maldito Império. Durante a fuga para o ponto de reagrupamento, Luke Skywalker se separa de seus amigos e parte em busca do antigo mestre Jedi Yoda, outrora o mais poderoso de todos os Jedis, a fim de completar seu treinamento. Porém, quando ele descobre que seus amigos correm perigo, parte para encontrá-los, sem saber que se trata de uma emboscada do malígno Darth Vader para capturá-lo e atraí-lo ao lado negro.

O Império Contra-Ataca foi o 2º filme da trilogia original e é considerado por muitos (eu inclusive) como o melhor filme da saga. Aqui surgem novos elementos e várias explicações são dadas em relação ao que ocorre no 1º filme. Esse filme tem também uma atmosfera muito mais sombria que o anterior. É de O Império Contra-Ataca a frase mais famosa da saga e uma das mais famosas e utilizadas do cinema. O ponto alto, é claro, está no confronto entre Luke e Vader, com sua surpreendente revelação final que provoca uma reviravolta na estória que terá seu desfecho somente em O Retorno de Jedi.  

Ganhador do Oscar na categoria Melhor Som. 



Os Caçadores da Arca Perdida - Raiders of the Lost Ark (Steven Spielberg - 1981)

Em 1936, o professor de arqueologia e aventureiro Indiana Jones (Harrison Ford) é chamado pelo governo americano para procurar a Arca da Aliança (o baú feito pelos israelitas para guradar as tábuas dos mandamentos de Moisés) antes dos nazistas, pois Hitler quer usar seu poder para tornar seu exército invencível. Em sua caçada ele vai precisar da ajuda de sua antiga namorada Marion (Karen Allen) e passará pelas montanhas do Nepal e Egito, para finalmente chegar a uma ilha isolada no Mar Egeu.

Os Caçadores da Arca Perdida foi filmado por Spielberg a apartir do roteiro escrito por seu amigo George Lucas. Lucas queria fazer um filme em homenagem aos seriados das décadas de 30 e 40. Seu roteiro foi escrito em 1973 e originalmente o nome do personagem principal seria Indiana Smith. Indiana era o nome do cachorro de Lucas. Ele e Spielberg se encontraram em Maui, onde ambos estavam de férias e Lucas contou a Spielberg sua idéia que a adorou. Inicialmente nenhum estúdio quis produzir o filme, até que chegaram na Paramount, mas mesmo assim tiveram que manter os custos baixíssimos. O fato é que é um filme brilhante e extremamente divertido, e que também foi um sucesso de público e crítica, ganhando o Oscar em 4 categorias.


The Terminator - O Exterminador do Futuro (James Cameron - 1984) 

Um ciborgue (Arnold Schwarzenegger) é enviado do futuro (2029 para 1984) com a missão de matar Sarah Connor (Linda Hamilton) e alterar dessa forma a história. Sarah é uma jovem que mais tarde será a mãe de John Connor, líder da resistência rebelde contra as máquinas que dominam o mundo em um futuro apocalíptico. Para evitar que isso aconteça, os rebeldes enviam Kyle Reese (Michael Biehn), um de seus membros, para proteger Sarah e acabar com a ameaça do andróide assassino. 

É um filme sensacional. Tenso, sombrio e divertido do começo ao fim. Sem dúvida um novo clássico da ficção científica. O papel do exterminador é perfeito para Schwarzenegger, pois nessa época ele ainda não era muito bom com as palavras, digamos assim. Portanto, quanto menos falas melhor. E o andróide não fala quase nada mesmo. Apenas 17 sentenças durante todo o filme. Apesar do orçamento baixo de apenas U$ 6,4 milhões, é um filme muito bem realizado e com ótimos efeitos especiais (para a época). Teve 3 sequências, sendo a 2ª, Terminator 2 - Judgment Day, considerada como o melhor dos filmes do exterminador por alguns (não por mim, ainda prefiro o original). As outras duas continuações são tão ruins que nem vou mencionar. Se você só viu da perte 2 em diante, não perca mais tempo e assista esse que é demais.


Clube dos Cinco - The Breakfest Club (John Hughes - 1985)

5 alunos adolescentes são obrigados a ficar em detenção por maus comportamentos durante um sábado, onde devem redigir um texto de mil palavras sobre eles mesmos. Esse grupo tão heterogêneo formado pelo esportista, o rebelde, a estranha, o estudioso e a patricinha, com o passar do dia descobre, a medida em que vão se abrindo uns com os outros, que tem muito mais em comum do que poderiam imaginar. 

Parece uma estória boba de filme de comédia adolescente típica da época mas não é. É um drama existencial muito interessante  que retrata bem a geração dos jovens dos anos 80 nos EUA. Ao contrário dos filmes de hoje em dia, são abordadas as personalidades de cada um através de vários diálogos bem elaborados. Lentamente as impressões superficiais que cada um tem de seus pares, que são bem característicos, vai sendo midificada e em seu lugar fica a realidade de cada um e que, mostra claramente que nada é o que parece. Apesar de não ser um roteiro brilhante e não ter atuações marcantes, todos os elementos formam um conjunto que funciona de maneira sensacional. O diretor John Hughes escreveu o roteiro em apenas 2 dias. As filmagens foram feitas em sequência e foram concluídas em menos de 3 meses.


De Volta para o Futuro - Back to the Future (Robert Zemeckis - 1985)

Escrito e dirigido por Robert Zemeckis, De Volta para o Futuro conta como Marty McFly (Michael J. Fox), acaba voltando acidentalmente ao ano de 1955. No passado ele vai precisar da ajuda de seu amigo e inventor da máquina do tempo, Dr. Emmett Brown (Christipher Lloyd) para conseguiur retornar a 1985. De acordo com Dr. Brown, ele não pode em hipótese alguma ter contato com nada nem ninguém em 1955, para não alterar os fatos futuros. Acontece que, acidentalmente ele teve encontros com seus futuros pais, o que alterou a forma como eles se conheceram.  Agora, além de tentar retornar ao futuro, Marty precisa garantir que seus pais se encontrem e se apaixonem para que ele mesmo possa continuar existindo.

Não tem nem muito o que falar desse verdadeiro clássico. Quem ainda não assistiu De Volta para o Futuro? Com certeza um dos melhores, mais conhecidos e mais divertidos filmes dos anos 80. A ação corre o tempo todo. O filme não cai nunca. Foi um grande sucesso de público e de crítica, tendo arrecadado em 1985 mais de U$ 380 milhões. Teve 2 sequências. A 2ª é um filme chato e confuso. O 3º é um pouco melhor e mais divertido, mas nada que chegue perto do original.Vale a pena ver ou rever.

   




Nenhum comentário:

Postar um comentário