segunda-feira, 4 de março de 2013

UFC Japão 2 Silva vs Stann

Nesse sábado o UFC esteve pela 2ª vez no Japão. Para comandar o espetáculo, foi convocado o brasileiro Wanderlei Silva, verdadeiro ídolo naquele país, desde os tempos do saudoso Pride, onde foi um verdadeiro fenômeno vencendo inúmeras lutas de maneira emocionante. O segundo combate mais importante da noite seria entre os pesados Mark Hunt e o gigante holandês Stefan Struve de 2,13m de altura. O evento contava também com mais 3 brasileiros (2 no card preliminar e 1 no card principal). De um total de 11 lutas programadas, comentarei rapidamente essas 5 apenas.

O 1º combate da noite foi entre o brasileiro Marcelo Guimarães e o sul-coreano Hyun Gyu Lim, pelos meio-médios. Era a 2ª apresentação de Guimarães no UFC, porém, diferentemente da 1ª, nessa ele foi derrotado. Após um 1º round bem equilibrado, onde o brasieliro até teve algum volume de luta, ele não resistiu e acabou sendo nocautedado com uma joelhada certeira em sua cabeça, no momento em que tentava um ataque nas pernas de seu adversário. Péssimo resultado e apresentação abaixo da média, pois o coreano Lim é conhecido por suas joelhadas e Guimarães havia sido alertado sobre isso anteriormente, mesmo assim se descuidou e perdeu feio.




Na 3ª luta da noite foi a vez de outro brasileiro se apresentar, o Cristiano Marcello, que enfrentou o japonês Kazuki Tokudome, pelos leves. Marcello até teve alguns bons momentos no 1º round, onde poderia até ter nocautedado Tokudome, porém bobeou e passou a ser dominado totalmente pelo japonês no chão durante o restante do combate, onde sofreu com o ground and pound, apanhando muito. Péssima apresentação do brasileiro que prometia muito e não entregou nada. Perdeu por decisão unânime dos juízes.


Cristiano Marcello (esq.) e Kazuki Tokudome (dit.)


O 3º brasileiro a entrar no octagon, agora no card principal, foi Rani Yahya, que enfrentou o japonês Mizuto Hirota, pelos penas. Foi mais uma luta chatíssima, onde pelo menos dessa vez, o brasileiro saiu vitorioso. Rani dominou totalmente os 2 primeiros rounds, tendo inclusive, quase finalizado o japonês com um katagatame no 2º. Na volta para o 3º round, via-se claramente que o gás de Rani havia acabado e ele passou a ser ameaçado pelo japonês. Porém, lutando de maneira muito técnica, conseguiu se segurar e garantiu a vitória por pontos.




A 10º luta, entre o gigante holandês Stefan Struve e o neo-zelandês Mark Hunt, era muito aguardada, pois os dois vinham de boa sequência de vitórias no UFC. Hunt é um lutador duríssimo, que já havia sido campeão do torneio japonês K-1 e tinha feito ótimas apresentações no Pride. Struve é o lutador mais alto da história do UFC, sendo 37 cm mais alto e 13 anos mais jovem que Hunt, o que lhe conferia o favoritismo na luta. Hunt, apesar ser um nocauteador extremamente perigoso, não tem muita base no chão o que o desfavorece, pois Struve tem a maioria de suas vitórias por finalização. A luta foi excelente, com Struve dominando Hunt no chão durante o 1º round. No 2º round, foi a vez de Hunt levar mais perigo com seus golpes potentes, além de ter conseguido aplicar boa queda em Struve. Mas o melhor estava por vir, quando no 3º round e os 2 lutadores já totalmente sem gás, Mark Hunt aplica alguns golpes certeiros em Struve que o fazem balançar. Após, conecta um cruzado de esquerda devastador em Struve que cai como um poste. Nocaute simplesmente espetacular. Depois da luta, Struve publicou uma imagem de uma tomografia de sua face, onde mostra seu maxilar partido depois da patada de Hunt.


Hunt literalmente "quebra a cara" de Struve


Finalmente chegamos ao evento principal da noite. Como não poderia deixar de ser em uma luta de Wanderlei Silva, essa também foi extremamente emocionante. Durante o 1º round, vimos uma trocação frenética em uma luta franca entre os dois lutadores. Parecia o Wanderlei dos tempos do Pride, que nocauteava todo mundo de maneira fulminante. Wanderlei não tem medo de ir para o confronto direto. Apesar de ter balançado umas 2 vezes, ele não se intimudou e continuou partindo para cima de Stann, o que logo abriu um corte bem feio em seu nariz. O 1º round terminou com Stann por cima de Wanderlei, mas sem conseguir nada. Na volta para o 2º round, os lutadores estavam mais comedidos e se estudando com mais cuidado. Wanderlei conseguia os melhores ataques, minando o nariz estourado de Stann. Faltando 1 minuto para o fim do round, Wanderlei aplica uma sequência de 2 cruzados certeiros em Stann que o fazem despencar. Wanderlei ainda teve tempo de bater um pouco mais em Stann no chão, mas logo foi interrompido pelo árbitro, determinando mais uma vitória por nocaute. Foi simplesmente uma luta sensacional e emocionante do começo ao fim. Daquelas que não dá para piscar. Vitória importantíssima de Wanderlei Silva, que, caso tivesse perdido, provavelmente seria forçado a se aposentar, o que seria uma pena, pois mesmo vindo de sequência irregular, alternando vitórias com derrotas, ele sempre dá show. Apesar de estar longe de seu auge, Wanderlei ainda é um lutador respeitado e considerado um dos mais perigosos de todos os tempos.    


Wanderlei Silva (esq.) e Brain Stann (dir.)

Infelizmente, no próximo final de semana não tem nenhum evento do UFC programado, porém dia 16/03 haverá a disputa do título dos meio-médios entre o campeão Georges St. Pierre e o desafiante Nick Diaz. A luta promete, porém acredito que St. Pierre vença sem maiores problemas. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário