sexta-feira, 15 de março de 2013

Guia Básico de Cinema Capítulo XV

Hoje 5 filmes dos anos 2000.

São eles:


O Pianista - The Pianist (Roman Polanski - 2002)

Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) é um famoso pianista judeu-polonês que trabalha na rádio de Varsóvia e vê seu mundo ruir quando a Polônia é invadida pelos nazistas logo no começo da 2ª Guerra Mundial. No começo, ele e sua família passam apenas por privações materiais e algumas humilhações impostas pelos invasores. Na sequência, vem a formação do Gueto de Varsóvia e mais tarde, o encaminhamento aos campos de concentração, do qual ele consegue escapar. Vivendo dia a dia tentando sobreviver, ele acaba sendo ajudado pela resistência polonesa e assim segue sozinho e desolado até que em seu último esconderijo é descoberto por um oficial alemão que o ajuda com comida e agasalho. Szpilman só precisa agora conseguir sobreviver mais algumas semanas até o final da guerra.

Um filme sensacional do talentoso diretor Roman Polanski, que embora seja baseado na vida real do músico Szpilman, também pode ser considerado um pouco auto-biográfico, pois o próprio diretor escapou do Gueto de Cracóvia ainda criança, após a morte de sua mãe. A realidade da ocupação nazista é mostrada de maneira extremamente crua, sem aliviar nem fazer concessões. Embora o tema seja pesado, o filme é excelente, bem como a atuação soberba de Brody no papel do protagonista.

Foi premiado com o Oscar nas categorias Melhor Direção, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado, tendo sido indicado em mais 4 categorias.   


A Queda! As Últimas Horas de Hitler - Der Untergang (Oliver Hirschbiegel - 2004)

Baseado no livro Bis Zur Letzten Stunde (Até a Última Hora), editado no Brasil como Até o Fim - Os Últimos Dias de Hitler Contados por sua Secretária, A Queda! nos conta a história verídica de Traudl Junge, que foi de fato a última secretária particular de Adolf Hitler entre 1942 e 1945. O filme começa com Junge (Alexandra Maria Mara) sendo contratada por Hitler (Bruno Ganz) em 1942 e depois pula imediatamente para seu aniversário em 20 abril de 1945. A partir daí, já ocupando o bunker em Berlin, a trama se desenrola com os acontecimentos dos últimos 10 dias de vida de Hitler e do 3º Reich. Hitler está isolado e sendo abandonado por todos seus apoiadores a essa altura, inclusive Heinrich Himmler, o chefe da SS que o traiu e depois se suicidou. A essa altura, o exército soviético estava cada vez mais próximo e a Alemanha sofria bombardeios diários. Hitler, planejava e remanejava exércitos que nem mais existiam em uma tentativa desesperada de reverter os rumos da guerra. Ao final, sem alternativas que não a rendição, cometeu suicídio, juntamente com a esposa Eva Braun. Seu ministro da propaganda Dr. Joseph Goebbels que se tornou chanceler após sua morte, também se encontrava no bunker e comete suicídio no dia seguinte, após tomar precauções para que ninguém jamais descobrisse o corpo de Hilter.

A Queda! é um filme espetacular e nos trás a história real, de bastidores, vivida pela secretária particular de Hitler, e que, ao final do filme, aparece e dá um breve relato. Apesar de ser um filme de guerra, não espere por cenas de ação e batalha. As situações se desenrolam quase que totalmente dentro do bunker e apesar de o filme ter mais de 2 e meia de duração, passa muito rápido. O ponto alto sem dúvida alguma é a atuação magistral do ator suíço Bruno Ganz que interpreta Hitler de maneira impressionante, sem maneirismos ou caricaturas. Ganz, inclusive, tomou aulas com um ator nascido na mesma região de Hitler para pegar bem seu sotaque. Absurdamente, A Queda! foi indicado apenas ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e não levou, perdendo para o dramalhão espenhol Mar Adentro. Bruno Ganz nem indicado ao Oscar foi. Uma lástima.


Onde os Fracos Não Tem Vez - No Country for Old Men (Joel Coen e Ethan Coen - 2007) 

Passado no Texa, no início dos anos 80, Onde os Fracos Não Tem Vez, tirou seu título original em inglês do poema Sailing to Byzantium de W.B. Yeats e seu enredo é baseado na Trilogia da Fronteira de Cormac McCarthy. Conta a trajetória de Llewelyn Moss (Josh Brolin), um caçador e veterano do Vietnã, que durante uma caçada encontra no meio do deserto o que restou de uma malsucedida negociação de narcóticos. Entre vários cadáveres, Moss encontra uma grande quantidade de heroína e uma maleta com U$ 2 milhões. Ele resolve ficar com o dinheiro, mas comete um erro de voltar ao local da chacina para ajudar um dos homens que está morrendo e pede a ele um pouco de água. Ao voltar ao local, é perseguido por 2 homens e resolve fugir. É colocado em seu encalço o psicótico assassino contratado Antos Chigurh (Javier Barden). Como Chigurh deixa um rastro de sangue por onde passa, o xerife Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones) pretende pará-lo e também salvar Moss da morte certa.

Esse é mais um filme sensacional dos geniais irmãos Coen. Embora não tenha muita ação, sua atmosfera clautrofóbica e tensão crescentes te prendem à tela o tempo todo. Foi muito aclamado pela crítica e ganhou o Oscar em 4 categorias, incluindo Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção e Melhor Filme. As atuações são todas fantásticas, mas o espenhol Javier Barden arrebenta como o psicopata Anton Chigurh. Quando assisti o filme no cinema, percebi várias pessoas reclamando e dizendo que não entenderam bem o final. Embora possa parecer meio sem pé nem cabeça, seu final faz todo sentido para quem prestou a devida atenção ao começo do filme, onde o xerife Bell conta (em narração) que um xerife do Texas tinha tanta autoridade moral que não precisava nem mesmo sacar sua arma. Mais para o fim do filme, quando vai adentrar ao quarto de motel onde estava Moss (e ele acha que estará Chigurh), o xerife Bell, antes de abrir a porta do quarto, saca sua arma. Esse é o momento em que ele desiste de tudo. Os tempos são outros e ele não tem mais autoridade moral. O final é só consequência desse fato. Filmaço, assista.  


Batman - O Cavaleiro das Trevas - The Dark Knight (Christopher Nolan - 2008)

Batman (Christian Bale) juntamente com o o tenente Gordon (Gary Oldman) e o promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart) não dão moleza para os criminosos de Gotham. Acuados, eles aceitam a proposta feita e contratam para acabar com Batman seu oponente mais perigoso, o psicopata Coringa (Heath Ledger).

Filme se super-herói? Sério? Aposto que é isso que você está se perguntando. Isso mesmo digo eu. Ao contrário da esmagadora maioria dos filmes de super-heróis, O Cavaleiro das Trevas é um filme com temática adulta, sendo bem sombrio e violento. Aliás, essa trilogia do diretor Christopher Nolan sobre o Batman é bem assim mesmo. Sombria e violenta, ao contrário dos 4 filmes anteriores que eram praticamente infantis. Assisti aos 3 Batmans de Nolan e, assim como a maioria, prefiro O Cavaleiro das Trevas. Batman Begins seria meu número 2 e O Cavaleiro das Trevas Ressurge o 3º. O filme consegui a proeza de ser um sucesso tanto de público como de crítica que nunca gosta muito de filmes baseados em quadrinhos. Outro ponto é a atuação simplesmente espetacular de Heath Ledger como Coringa. Conseguiu superar o insuperável Jack Nicholson, com sua interpretação muito mais perturbadora do personagem. Ledger declarou que baseou seu Coringa no personagem Alex DeLarge, o marginal delinquente interpretado por Malcolm McDowell em Laranja Mecânica. Além de divertido, um filmaço. Se ainda não viu, não perca mais tempo. 


Bastardos Inglórios - Inglourious Basterds (Quentin Tarantino - 2009)

Na França ocupada pelos nazistas, 2 planos para matar o alto comando nazista, inclusive Hitler, são levados a cabo pela jovem judia que se faz passar por dona de um cinema em Paris e por um grupo de soldados judeus americanos, os Bastardos Inglórios, famosos por, depois de aprisionar e interrogar soldados nazistas os escalpelarem, comandados pelo tenente Aldo Raines (Brad Pitt). Cada grupo não sabe da existência do outro e, coincidentemente, ambos pretendem executá-lo na mesma data e local, mas para tanto terão que conseguir driblar o coronel alemão caçador de judeus Hans Landa (Christoph Waltz).

Mais um filme fantástico do genial Quentin Tarantino. Só para variar, as cenas são ótimas e os diálogos excelentes. Brad Pitt está muito bem no papel do tenente Aldo Raines, mas quem rouba literalmente o filme é Christoph Waltz, como o nazista Hans Landa. sua participação é magnífica e seu personagem, embora seja o vilão do filme, é extremamente carismático. Como é um filme de Tarantino, ele simplesmente reescreve a história como bem entende.  Bastardos Inglórios é o filme de Tarantino com maior bilherteria até hoje, tendo faturado mais de U$ 320 milhões. Foi também aclamado pela crítica. Alguns chegaram a dizer que foi o melhor trabalho de Tarantino. Indicado ao Oscar em 8 categorias, ganhou em Melhor Ator Coadjuvante com Christoph Waltz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário