segunda-feira, 18 de março de 2013

UFC 158 St.Pierre vs Diaz

Nesse sábado ocorreu a edição 158 do UFC, com o esperado confronto valendo o titulo dos meio-médios entre o campeão Georges St. Pierre e o desafiante Nick Diaz. Foi um evento muito bom e movimentado, com boas lutas. Comento 5 das 12 que ocorreram.

Pelos meio-médios, ainda no card preliminar, confronto entre os americanos Dan Miller e Jordan Mein. O jovem e talentoso Jordan Mein fazia sua estreia no UFC contra o duro e experiente Dan Miller. Logo no inicio do combate, Miller quase finaliza Mein com uma arm-lock, porém Mein se defendeu muito bem e partiu para o ataque, nocauteando seu oponente de maneira sensacional. O mais curioso é que Miller nunca havia sido nocauteado ou finalizado. Todas as suas derrotas até então tinham sido por decisão dos juízes.  Vamos ficar de olho nesse Jordan Mein que chega como boa opção para a categoria.


Jordan Mein ataca Dan Miller


No combate seguinte, novamente nocaute no primeiro round. Depois de algum estudo entre os lutadores, o americano Darren Elkins conecta ótimo golpe no canadense Antonio Carvalho, o Pato, que fica totalmente perdido. Apos isso, Elkins só precisou de mais 2 ou 3 golpes para finalizar a luta, apagando Carvalho. O interessante foi que Carvalho foi nocauteado e, quando caiu, voltou e queria continuar a luta, sem ter percebido o nocaute.


Elkins acerta o rosto de Carvalho

A terceira luta do card principal foi entre os americanos Nate Marquardt e Jake Ellenberger, pelos meio-médios. Marquardt reestreava no UFC e enfrentou o bom striker Ellenberger. Marquardt começou o combate partindo para cima e acuando Ellenberger. Este, por sua vez, consegue rechacar o ataque de seu oponente e ainda aplica ótima sequencia em Marquardt que não aguenta e vai a nocaute. Tudo no 1º round. Importante salientar que antes disso Marquardt só havia sido nocauteado uma única vez por Anderson Silva. Muito bom e bem forte Jake Ellenberger. Dá para perceber que a categoria dos meio-médios está ficando bem interessante. Mais umas 2 boas vitórias devem credenciar Ellenberger a disputa do título.


Ellenberger "quebra a cara" de Marquardt

A penúltima luta da noite foi entre o ex-campeão interino dos meio-médios, Carlos Condit e o número 2 da categoria Johny Hendricks. Foi uma luta muito movimentada e emocionante do começo ao fim, pois Dana White já havia declarado que o vencedor desse combate enfrentaria o vencedor do combate seguinte da noite, entre Georges St. Pierre e Nick Diaz, pelo título. Condit e Hendricks realizaram um combate e altura de suas ambições. Hendricks, que tem uma esquerda devastadora, procurou nocautear o tempo todo e quando nao conseguia, derrubava Condit e o controlava no ground and pound. Foi assim durante os 2 primeiros rounds. No último round, o gás de Hendricks terminou e Condit dominou, mas não foi suficiente para alterar o resultado de vitória por pontos para Hendricks, que foi confirmado como o próximo desafiante de Georges St. Pierre.


Johny Hendricks (esq.) troca com Carlos Condit (dir.)

Sem maiores delongas, na disputa do título dos meio-médios, o campeão Georges St. Pierre dominou totalmente e venceu com folgas seu oponente, o americano Nick Diaz. Mais uma vez tivemos uma luta feia sem graça por parte de St. Pierre, mas essa é sua tática e ela funciona. Essa foi sua oitava defesa de título. Outro fator a se considerar é que St. Pierre não é campeão por acaso. Ele realmente é muito bom. Diaz não conseguiu absolutamernte nada durante o desenrolar da luta. Apenas no 3º round, conseguiu conectar alguns poucos golpes no rosto de St. Pierre, mas nada que pudesse ameaçar o campeão. Diaz parecia mais interessado em provocar e irritar seu oponente do que em lutar.


Georges St. Pierre (esq.) enfrenta desafeto Nick Diaz (dir.)

Depois da luta, durante a coletiva de imprensa, Diaz disse que St. Pierre bate igual uma mulher, pediu uma revanche e ainda desafiou Anderson Silva, que é de uma categoria superior (peso médio). Esse Diaz é uma piada mesmo. O problema é que fica feio para ele falar que o oponente que o derrotou bate como uma mulher. Isso quer dizer então que ele perdeu para alguém que bate como mulher. Em relação a revanche, essa já está totalmente descartada e quanto a Anderson, sem comentários. Diaz não tem qualquer condição de enfrentá-lo.

O próximo desafiante ao título é o forte Johny Hendricks. Depois de sua luta com Carlos Condit, entendo que Hendricks vai ter que melhorar muito, principalmente seu preparo físico para enfrentar e ter qualquer chance contra St. Pierre. No final do terceiro round de sua luta, Hendricks estava se arrastando, enquanto St. Pierre lutou 5 rounds e estava inteiro fisicamente. Entendo que não vai dar para Hendricks, a não ser que consiga acertar uma de suas esquerdas devastadoras meio na sorte. Para mim o único que pode tirar o cinturão do campeão é o brasileiro Demian Maia, que, com mais uma vitória, já deve se credenciar para uma disputa contra St. Pierre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário